1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Investigadores do MIT criam robô capaz de "sentir" objetos
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Investigadores do MIT criam robô capaz de "sentir" objetos em Qui 4 Jun 2020 - 14:53

DJPRMF

robo capaz de sentir dedos mão

 

Um conjunto de investigadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT desenvolveram um novo sistema de mãos robóticas que são capazes de “sentir” diferentes objetos.

 

Este novo robô utiliza um conjunto de sensores para detetar o material que se encontra a tocar, de forma a tentar identificar o melhor possível do que se trata. Os investigadores acreditam que esta nova mão robótica será um grande avanço na industria, e poderá ser adotado em diferentes planos do dia a dia.

 

As mãos possuem diferentes conjuntos de sensores e câmaras, que permitem a sistema identificar qual o objeto que se encontra a ser agarrado. Além disso, devido ao uso de um conjunto de sensores nas mãos com materiais macios, estes podem ser utilizados para pegar objetos com elevada destreza e até mesmo os mais delicados, como uma batata frita ou copos de vidro.

 

 

O primeiro robô deste género foi produzido pelo MIT e a Universidade de Harvard em 2019, e tinha o formato de um cone que era capaz de detetar – por intermédio de vários sensores – quais os materiais que se encontrava a tocar. Era também capaz de pegar em objetos com 100 vezes o seu peso, devido ao uso de materiais macios nos “dedos”.

 

O robô agora construído utiliza um material nos dedos conhecido como “GelFlex”, que é capaz de transmitir diversa informação sobre aquilo que a mão se encontra a tocar através dos sensores na “pele” do robô.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech