1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware » Intel prepara nova estratégia para desenvolver chips ARM para terceiros
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Intel prepara nova estratégia para desenvolver chips ARM para terceiros em Qua 24 Mar 2021 - 11:16

DJPRMF

Intel processador fundo

 

Pode-se dizer que a Intel não tem vindo a ter um dos melhores períodos na sua história no que respeita ao fabrico dos seus chips. Do lado da AMD temos a competição direta com os novos processadores Ryzen, enquanto que do lado da Apple temos o facto que a empresa deixou de usar processadores da Intel para passar a adotar os seus chips ARM dedicados.

 

No entanto, a empresa parece ter agora alguns planos para o futuro. De acordo com o CEO da Intel, Pat Gelsinger, esta encontra-se a definir uma estratégia conhecida como IDM 2.0, onde se inclui o investimento de 20 mil milhões de dólares para a construção de uma nova fábrica no Arizona, juntamente com o lançamento da nova linha de chips em 7nm da empresa para computadores e ainda a produção de chips personalizados para outras empresa.

 

De acordo com o portal Business Wire, o CEO da empresa revelou que a ideia passa por realizar uma restruturação do negócio da Intel, focando-se em novas tecnologias que tem vindo a ser consideradas fundamentais no mercado. A empresa espera ainda expandir as suas operações não apenas para o desenvolvimento dos seus chips, mas também para produzir chips dedicados para outras empresas.

 

A empresa deixou ainda claro que continua a trabalhar para fornecer os seus chips baseados em 7nm, que são apelidados de Meteor Lake, e que o lançamento deverá ocorrer durante este ano – mas as primeiras unidades devem surgir no mercado apenas em 2023. De relembrar que a produção de chips em 7 nm da Intel tem vindo a ser adiada várias vezes no passado, em parte devido a problemas na produção dos mesmos que atrasam os planos da marca.

 

Outra novidades que a empresa deixou seria da produção de chips para terceiros. Basicamente, com esta medida a Intel iria começar a permitir a produção de chips dedicados sobre a arquitetura RISC-V e ARM para terceiros – claramente uma medida que a empresa está a aplicar depois da Apple ter deixado de usar processadores da Intel nos seus produtos, passando a adotar os chips dedicados e baseados em ARM.

 

Obviamente, isso não quer dizer que a Intel irá passar a produzir chips ARM da Apple – algo que não se prever vir a acontecer no futuro. No entanto, abre as portas à possibilidade de outros fabricantes usarem a Intel como meio de produzirem os seus chips dedicados e baseados em ARM.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech