1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software » Windows 11: Como contornar TPM 2.0 e Secure Boot na instalação?
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Windows 11: Como contornar TPM 2.0 e Secure Boot na instalação? em Dom 27 Jun 2021 - 21:54

DJPRMF

Windows 11 TPM 2.0

 

O Windows 11 vai requerer que os sistemas tenham suporte ao TPM 2.0 e Secure Boot para que o sistema operativo possa ser instalado. Ainda se desconhecem todos os detalhes neste sentido, e a Microsoft ainda pode alterar os requisitos até ao lançamento da versão final, mas nesta altura o que se sabe é que estas duas características necessitam de estar ativadas.

 

O problema encontra-se que muitos sistemas não possuem suporte a estas duas tecnologias, sobretudo o TPM 2.0. Este apenas se encontra em chips que tenham sido lançados de forma recente no mercado – ou pelo menos desde 2015 – o que ainda assim deixa muitos computadores fora do suporte oficial da nova versão do sistema operativo.

 

Felizmente, existe por enquanto uma forma de conseguir “contornar” a limitação, embora não seja o recomendado de se aplicar. Nesta altura ainda não se sabe bem como a desativação do TPM 2.0 e Secure Boot pode ter impacto no sistema, mas para quem pretenda contornar essa limitação, é relativamente simples de o fazer durante o processo de setup do sistema.

 

Quando se instala o sistema num dispositivo que não tenha os requisitos necessários, o setup apresenta uma mensagem de erro que impede de continuar o processo. No entanto, para contornar o mesmo, basta executar os seguintes passos:

 

Windows 11 setup erro de requisitos

 

1- No processo de setup, quando surgir o erro sobre o “Windows 11” não ser compatível com o hardware, pressione as teclas SHIFT+F10. Deverá ser aberta a linha de comandos.

2- Dentro da linha de comandos, escreva “regedit.exe”. Isto deverá permitir abrir o Editor de registo do Windows na sua versão pré-instalação.

 

Linha de comandos do Windows 11

 

3- Aceda a HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup e procure pela chave “LabConfig”. Caso a mesma não exista, crie uma nova chave com esse nome.

 

criar chave no registo do windows

 

4- Dentro da chave deve então criar outras duas entradas de valor DWORD, com o nome “BypassTPMCheck” e “BypassSecureBootCheck”, ambas com o valor hexadecimal “1”.

 

criação de chaves no setup do windows 11

 

Feito isto, os erros no instalador devem ser automaticamente contornados e deverá conseguir prosseguir com a tarefa.

 

Outro método que poderá experimentar envolve criar a chave de registo e manualmente carregar a mesma durante o setup. Este processo exige que tenha um PC onde possa criar um ficheiro REG, que depois poderá colocar numa pen USB e carregar durante o setup.

 

1- Abra o bloco de notas e introduza o seguinte texto:

Windows Registry Editor Version 5.00 [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\LabConfig]

“BypassTPMCheck”=dword:00000001 “BypassSecureBootCheck”=dword:00000001

 

2- Guarde o ficheiro com a extensão “.reg”, e coloque-a numa pen USB. Certifique-se que a extensão do ficheiro termina em ".reg" e não TXT.

 

guardar como reg

 

3- Coloque a pen no PC onde quer instalar o Windows 11. Inicie o processo de setup do Windows, e durante os primeiros passos do mesmo, pressione as teclas SHIFT+F10 para ativar a linha de comandos.

4- Na mesma escreva “notepad”, o que deverá abrir o Bloco de Notas.

5- Dentro do Bloco de Notas, clique em “Ficheiro” > “Abrir”. A partir dai, navegue até à localização da pen USB e selecione a opção "Todos os ficheiros".

 

Abrir ficheiro pelo Bloco de notas

 

6- Sobre o ficheiro .REG criado anteriormente, clique com o botão direito do rato no mesmo e selecione a opção “Intercalar”. Confirme a adição ao registo do Windows e prossiga com a instalação do mesmo.

 

intercalar ficheiro de registo

 

Independentemente de qual o método que utilize, fica, no entanto, o alerta que este método pode alterar a qualquer momento. Além disso, ainda se desconhece como este pode ter impacto a nível do funcionamento do sistema operativo ou de algumas das suas funcionalidades.

 

Como tal, não recomendamos que o mesmo seja aplicado num sistema que pretenda usar no “dia a dia”, e sobretudo tenha em atenção para potenciais problemas que podem advir do mesmo.

 

Conseguiu instalar o Windows 11, mesmo sem ter suporte oficial?

Deixe nos comentários a sua experiência.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech