1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Cloudflare confirma ter mitigado ataque DDoS recorde de 5.6 Tbps
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Cloudflare confirma ter mitigado ataque DDoS recorde de 5.6 Tbps em Qua 22 Jan 2025 - 8:47

DJPRMF

Cloudflare fundo azul

 

A CloudFlare, empresa que possui vários serviços focados em proteção e otimização de sites, confirmou ter mitigado um dos maiores ataques DDoS de que existe registo. O ataque teve, no seu pico, mais de 5.6 terabits de pacotes por segundo, tendo sido originário de uma rede botnet Mirai com 13 mil dispositivos comprometidos.

 

De acordo com o comunicado da entidade, o ataque aconteceu em 29 de Outubro de 2024, tendo como foco um fornecedor de serviços de internet na Ásia. O objetivo do mesmo passava por tentar colocar as plataformas desse ISP inacessíveis.

A Cloudflare afirma ainda que o ataque durou pouco mais de 80 segundos, mas que foi mitigado com sucesso e de forma automática pelos sistemas da empresa, sem mesmo notificar a entidade afetada.

 

imagem do ataque

 

Este formato de ataques têm vindo a ser cada vez mais regulares, sendo que aproveitam a capacidade de processamento e de dados de redes botnet alargadas, focando-se em alvos concretos para os deitarem abaixo.

A entidade afirma que os ataques com mais de 100 milhões de pacotes por segundo aumentaram mais de 175% durante o trimestre final de 2024, e que a tendência será de continuarem a aumentar para o futuro.

 

Apesar disso, este formato de ataques ainda tendem a ser relativamente poucos, contando apenas para 3% de todos os ataques DDoS registados. 63% ainda continuam a ser abaixo dos 50 mil pedidos por segundo.

 

duração dos ataques

 

Ao mesmo tempo, os ataques continuam a manter as tendência de serem relativamente curtos, com muitos a durarem menos de 10 minutos. No entanto, regista-se um aumento de ataques DDoS por ransomware, onde as entidades são afetadas pelos ataques depois de negarem o pagamento para evitarem tal situação.

 

Por fim, entre as entidades afetadas, a Cloudflare afirma que a grande maioria encontra-se no setor das telecomunicações, fornecedores de serviços e empresas da internet, bem como no marketing e publicidade.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech