1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Esquema de burla com TPA rende mais de 55 mil euros: PJ detém quatro suspeitos
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Esquema de burla com TPA rende mais de 55 mil euros: PJ detém quatro suspeitos em Ter 29 Abr 2025 - 16:42

DJPRMF

pessoa na prisão

 

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, desmantelou um esquema de burla que recorria à manipulação de Terminais de Pagamento Automático (TPA) para defraudar estabelecimentos comerciais. Quatro homens foram detidos hoje, suspeitos de se terem apropriado indevidamente de mais de 55.000 euros de restaurantes localizados no Norte e Centro de Portugal.

 

O método da burla: falsos reembolsos via TPA

 

O grupo atuava de forma coordenada e ardilosa. Os suspeitos contactavam telefonicamente os proprietários dos restaurantes, identificando-se como colaboradores de uma suposta empresa fornecedora de eletricidade. Durante a chamada, informavam as vítimas sobre alegados créditos pendentes a seu favor, relativos a contratos de fornecimento de energia, que poderiam ser "reembolsados" de forma imediata.

 

A chave do esquema residia na exploração do TPA do próprio estabelecimento. Os burlões forneciam instruções precisas por telefone, guiando os comerciantes através de passos específicos no terminal. No entanto, em vez de receberem um crédito, as vítimas eram induzidas a realizar operações que, na prática, resultavam em transferências monetárias para os criminosos, causando um prejuízo direto no valor do suposto "reembolso".

 

A investigação da PJ e as detenções

 

Esta operação é o culminar de uma investigação que decorria há cerca de um ano pela Diretoria do Norte da PJ. As autoridades realizaram hoje quatro buscas domiciliárias, todas no concelho de Vila Nova de Gaia, visando desarticular o grupo dedicado a esta prática criminosa.

 

As buscas resultaram na detenção dos quatro suspeitos, jovens com idades compreendidas entre os 19 e os 22 anos. A PJ acredita que este grupo se dedicava de forma reiterada a este tipo de burla qualificada.

 

A investigação prossegue agora com o objetivo de identificar outras potenciais vítimas deste esquema fraudulento e determinar se existem mais indivíduos envolvidos. Os quatro detidos serão presentes à autoridade judiciária competente na comarca de Porto Este para primeiro interrogatório judicial e aplicação das respetivas medidas de coação.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech