1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Investidor de Musk processa gigante financeira por fraude e retaliação
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Investidor de Musk processa gigante financeira por fraude e retaliação em Sex 9 maio 2025 - 7:52

DJPRMF

X com sinal de tribunal

 

Um proeminente investidor de Silicon Valley, Josh Raffaelli, conhecido por apoiar diversas empresas de Elon Musk, desencadeou uma tempestade judicial contra a sua antiga entidade patronal, a Brookfield Asset Management. Esta gigante, que gere ativos na ordem do bilião de dólares, vê-se agora a braços com um processo que alega práticas ilícitas e retaliação, conforme avançado pelo The New York Times.  

 

Alegações de má conduta e despedimento retaliatório

 

No cerne da queixa de Raffaelli estão as práticas da Brookfield relativamente à cobertura de perdas no setor imobiliário, especialmente sentidas durante o período da pandemia. O investidor alega que a sua demissão foi uma retaliação direta por ter apresentado uma denúncia formal como whistleblower junto da Securities and Exchange Commission (SEC), a entidade reguladora do mercado de capitais norte-americano.  

 

As acusações são graves, incluindo alegações de fraude e suborno. Contactada pelo The New York Times, a Brookfield Asset Management negou veementemente qualquer tipo de irregularidade.  

 

Oportunidades de investimento em empresas de Musk alegadamente travadas

 

A tensão entre Raffaelli e a Brookfield parece ter vindo a escalar. Já em fevereiro, conforme noticiado pela Bloomberg na altura, a Brookfield tinha encerrado discretamente a unidade de capital de risco liderada por Raffaelli, com alguns dos seus ativos a serem integrados noutra divisão da empresa.

 

Um dos pontos centrais do processo é a alegação de que a Brookfield não concretizou a compra de participações em empresas de Elon Musk no volume que Raffaelli tinha conseguido negociar e assegurar. Em causa estariam investimentos em companhias como a SpaceX, a startup de inteligência artificial xAI, e a The Boring Company. De recordar que o fundo gerido por Raffaelli na Brookfield foi um dos grandes financiadores da polémica aquisição do Twitter (agora X) por Musk.

 

Um historial de investimento e uma batalha pública

 

Este processo judicial coloca Josh Raffaelli numa batalha muito pública. Antes de ingressar na Brookfield, o investidor foi sócio na reconhecida firma de capital de risco Draper Fisher Jurvetson (DFJ), que atualmente opera como um conjunto de diferentes fundos.

Curiosamente, durante o seu tempo na DFJ, a própria Brookfield colaborou com a firma para facilitar investimentos em conhecidas empresas do ecossistema de Musk, como a SolarCity (que viria a ser adquirida pela Tesla), a SpaceX e a própria Tesla.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech