1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Fedora 43 define futuro: GNOME será exclusivo Wayland, X11 fica para trás
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Fedora 43 define futuro: GNOME será exclusivo Wayland, X11 fica para trás em Qua 21 maio 2025 - 9:42

DJPRMF

Fedora 43

 

O Comité de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo) deu luz verde a uma mudança significativa para o futuro do ambiente de trabalho GNOME na distribuição Linux: a partir do Fedora 43, o GNOME funcionará exclusivamente sobre Wayland. A proposta, que tinha sido submetida no Fedora Pagure há duas semanas, foi aprovada em votação na passada terça-feira.

 

Esta decisão implica que os utilizadores que ainda recorrem ao X11 serão migrados para Wayland, e os respetivos pacotes X11 serão removidos dos repositórios oficiais do Fedora.

 

Wayland: Uma aposta de longa data com benefícios claros

 

A transição para Wayland como protocolo de servidor de visualização padrão não é propriamente uma novidade para o Fedora. Recorde-se que o Fedora 25, lançado em novembro de 2016 – há mais de oito anos – foi pioneiro ao adotar o Wayland por defeito. Desde então, a tecnologia amadureceu consideravelmente, com outras grandes distribuições, como o Ubuntu da Canonical, a seguirem o mesmo caminho.

 

Atualmente, o Wayland é considerado uma tecnologia estável, oferecendo funcionalidades mais modernas e um nível de segurança superior em comparação com o seu antecessor, o X11. A maioria dos utilizadores já beneficia da sua performance e características sem contratempos.

 

Alinhamento com o projeto GNOME e o futuro do X11

 

A decisão do projeto Fedora está em sintonia com os desenvolvimentos no seio do próprio projeto GNOME. Segundo informações avançadas pelo Phoronix, espera-se que o GNOME 50 abandone o suporte para sessões X11. Existe mesmo a possibilidade desta mudança ser antecipada para o GNOME 49, caso haja consenso entre os programadores.

 

Boas notícias: XWayland garante compatibilidade com aplicações X11

 

Apesar da mudança para um ambiente GNOME exclusivamente Wayland, o Phoronix salienta um ponto importante: esta decisão não irá afetar o XWayland. O XWayland é uma camada de compatibilidade que permite a execução de aplicações cliente X11 dentro de uma sessão GNOME Wayland.

Esta é uma excelente notícia para os utilizadores que ainda dependem de aplicações mais antigas que não foram atualizadas para suportar nativamente o Wayland, garantindo que estas continuarão a funcionar no Fedora 43.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech