1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Operação RapTor: Dark web abalada com 270 detidos e mais de €184 milhões confiscados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Operação RapTor: Dark web abalada com 270 detidos e mais de €184 milhões confiscados em Qui 22 maio 2025 - 18:58

DJPRMF

Hacker na prisão

 

A criminalidade na dark web sofreu um revés significativo com a "Operação RapTor", uma ação policial internacional que culminou na detenção de 270 suspeitos. A operação, coordenada pela Europol, visou vendedores e compradores de dez países, resultando também na apreensão de uma quantia avultuosa em dinheiro e criptomoedas, além de drogas e armas.

 

Um duro golpe no submundo digital

 

As autoridades de nações da Europa, América do Sul, Ásia e dos Estados Unidos uniram forças nesta investida, conseguindo confiscar mais de 184 milhões de euros (o equivalente a cerca de 207 milhões de dólares) em numerário e ativos digitais. Para além dos valores monetários, foram apreendidas mais de duas toneladas de substâncias ilícitas – incluindo anfetaminas, cocaína, cetamina, opioides e canábis – e mais de 180 armas de fogo. A Europol destacou, num comunicado divulgado esta quinta-feira, que a "Operação RapTor" desmantelou redes envolvidas no tráfico de drogas, armas e produtos contrafeitos, enviando "um sinal claro aos criminosos que se escondem por detrás da ilusão do anonimato".

 

O rasto dos mercados ilegais

 

A identificação dos suspeitos, muitos dos quais com ligações a milhares de transações em plataformas ilícitas, foi possível graças à recolha de informações e dados de inteligência obtidos após o encerramento de diversos mercados na dark web. Entre estes contam-se nomes como Nemesis, Tor2Door, Bohemia e Kingdom Market.

 

Detenções espalhadas pelo globo

 

A maioria das prisões ocorreu nos Estados Unidos, com 130 detidos. Seguiram-se a Alemanha (42), o Reino Unido (37), França (29) e a Coreia do Sul (19). Foram ainda efetuadas 13 outras detenções nos Países Baixos, Áustria, Brasil, Espanha e Suíça, demonstrando o alcance global da operação.

 

 

A dark web não é inalcançável

 

Edvardas Šileris, Diretor do Centro Europeu de Cibercrime da Europol (EC3), reforçou a mensagem: "A Operação RapTor mostra que a dark web não está fora do alcance das autoridades policiais". Acrescentou ainda que "através de uma cooperação estreita e da partilha de informações, agentes em quatro continentes identificaram e detiveram suspeitos, enviando uma mensagem clara àqueles que pensam que se podem esconder nas sombras. A Europol continuará a trabalhar com os nossos parceiros para tornar a internet mais segura para todos."

 

Investigação continua e um historial de operações

 

O trabalho das autoridades não termina aqui. A equipa JCODE (Joint Criminal Opioid and Darknet Enforcement) do Departamento de Justiça dos EUA e o EC3 da Europol continuam a analisar provas recolhidas em operações anteriores para identificar e capturar outros suspeitos ligados a crimes na dark web. Esta ação conjunta segue-se a outras operações de grande envergadura, como a "Operation SpecTor" em 2023, que levou à detenção de 288 indivíduos e à apreensão de 50,8 milhões de euros (cerca de 55,9 milhões de dólares). Recordam-se também a "DisrupTor" em 2020, com 179 detidos, e a "Operation Dark HunTOR", que resultou na captura de mais 150 grandes vendedores da darknet. Em abril de 2022, uma ação conjunta entre a polícia alemã e autoridades norte-americanas encerrou o Hydra, na altura o maior mercado da dark web dedicado à venda de drogas e lavagem de dinheiro, com mais de 19.000 contas de vendedores e servindo mais de 17 milhões de clientes a nível mundial.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech