1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Windows 11 24H2: Gestor de Tarefas acaba com a confusão na utilização do CPU
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Windows 11 24H2: Gestor de Tarefas acaba com a confusão na utilização do CPU em Qua 28 maio 2025 - 13:28

DJPRMF

Processador em cima do logo do Windows 11

 

Se é daqueles utilizadores que, perante um PC mais lento, abre imediatamente o Gestor de Tarefas para perceber o que se passa, provavelmente já reparou em algo estranho: os valores de utilização do CPU no separador "Processos" nem sempre batiam certo com o total ou com os dados apresentados nos outros separadores. Boas notícias: com a atualização KB5058411 para o Windows 11 24H2 (referida pela fonte como a atualização de maio de 2025), esta inconsistência tem os dias contados.

 

O que se passava com os números do CPU?

 

Até agora, o Gestor de Tarefas do Windows utilizava fórmulas diferentes para calcular a utilização do CPU, dependendo do separador que estivesse a visualizar. O separador "Processos" recorria a uma métrica própria, designada "Processor Utility". Em contraste, os separadores "Desempenho" e "Utilizadores" já utilizavam o método "% Processor Time/Utility", que é considerado o padrão na indústria e também adotado por muitas aplicações de terceiros e de fabricantes de equipamento original (OEM).

 

Esta diferença de metodologias era a principal culpada pela confusão. A antiga fórmula do separador "Processos" tinha algumas particularidades que levavam a leituras, no mínimo, questionáveis. Por exemplo, não considerava o número de núcleos do processador. Assim, bastava que um único núcleo de um CPU com, digamos, 16 núcleos estivesse a ser muito solicitado para que o Gestor de Tarefas indicasse uma utilização de 100% para esse processo. Se tentasse somar manualmente a utilização de todos os processos, o valor raramente coincidiria com o total apresentado.

 

Detalhes do uso do processador num sistema Windows 11

 

Outro fator que contribuía para os números "esquisitos" era a forma como o antigo "% Processor Utility" media o trabalho realizado pelo CPU: fazia-o com base na velocidade de relógio (clock speed) base do processador. Isto significava que, se alguns núcleos estivessem a operar acima dessa velocidade base (graças ao turbo boost), poderiam ser reportados valores superiores a 100%, que depois eram simplesmente cortados ou ajustados, gerando mais discrepâncias. Juntando estas duas questões, o resultado era um separador "Processos" que frequentemente mostrava uma realidade da utilização do CPU desalinhada do resto do sistema.

 

Chegou a uniformidade: a nova fórmula no Gestor de Tarefas

 

Com a chegada da atualização KB5058411 para o Windows 11 versão 24H2, a Microsoft decidiu pôr um ponto final nesta salada de números. Conforme reparou o Windows Latest, o Gestor de Tarefas passa a aplicar uma única fórmula para calcular a utilização do CPU em todos os seus três principais separadores: Processos, Desempenho e Utilizadores.

 

A fórmula agora unificada é: CPU % = (Δ Tempo de CPU do Processo) ÷ (Δ Tempo Decorrido × Número de Processadores Lógicos)

Esta era a fórmula que já vigorava nos separadores "Desempenho" e "Utilizadores" e que, a partir de agora, se estende ao separador "Processos". Na prática, isto significa que se a utilização total do CPU for, por exemplo, 69%, a soma das utilizações individuais de cada processo deverá agora aproximar-se muito desse valor.

 

Esta alteração não só traz mais clareza para o utilizador comum, como também alinha finalmente o Gestor de Tarefas com as classes WMI (Windows Management Instrumentation) que sempre foram utilizadas por outras ferramentas de monitorização do sistema, como o Monitor de Desempenho (perfmon), o comando Get-Counter do PowerShell e diversas aplicações de terceiros.

 

Prefere os valores antigos? Ainda é possível

 

Para os utilizadores avançados ou para quem, por alguma razão específica, preferir a forma antiga de visualização da utilização do CPU no separador de processos, a Microsoft manteve uma opção. Basta ir ao separador "Detalhes" do Gestor de Tarefas, clicar com o botão direito do rato sobre o cabeçalho de uma das colunas e selecionar a opção "CPU Utility".

 

Esta mudança representa um passo importante para tornar o Gestor de Tarefas uma ferramenta ainda mais fiável e consistente para diagnosticar o desempenho do sistema no Windows 11.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech