1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Apple revela: falha grave na app Mensagens foi corrigida em segredo no iOS 18.3.1
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Apple revela: falha grave na app Mensagens foi corrigida em segredo no iOS 18.3.1 em Sáb 14 Jun 2025 - 15:21

DJPRMF

Logo da Apple em destaque

 

A Apple atualizou de forma discreta a lista de correções de segurança relativas ao iOS 18.3.1, revelando que a atualização, lançada em fevereiro, corrigiu uma vulnerabilidade "zero-day" que não tinha sido divulgada anteriormente e que afetava a aplicação Mensagens

.

A admissão por parte da gigante de Cupertino surge apenas depois de os investigadores de segurança do The Citizen Lab terem publicado um relatório detalhado sobre a falha. Segundo os especialistas, a vulnerabilidade foi ativamente explorada para atacar pelo menos dois jornalistas na Europa.

 

O que era a falha e como funcionava?

 

O ataque era perpetrado através de um spyware mercenário conhecido como "Graphite", criado pela empresa Paragon. Este tipo de software malicioso tem sido utilizado em ataques direcionados contra jornalistas e ativistas dos direitos humanos em diversas plataformas.

 

De acordo com a Apple, o método de ataque era enganosamente simples: uma fotografia ou vídeo maliciosamente criado e partilhado através de um link do iCloud era o suficiente para explorar um problema de lógica no sistema, permitindo a infiltração dos dispositivos visados. Nas suas notas, a empresa afirma estar "ciente de um relatório de que este problema pode ter sido explorado num ataque extremamente sofisticado contra indivíduos específicos".

 

A revelação tardia e o papel do The Citizen Lab

 

A Apple confirmou ao The Citizen Lab que a vulnerabilidade foi, de facto, corrigida em fevereiro com o lançamento do iOS 18.3.1. No entanto, permanece a dúvida sobre o motivo pelo qual a empresa de Tim Cook optou por não divulgar esta correção mais cedo, esperando vários meses para o fazer.

 

Para os utilizadores, a boa notícia é que qualquer pessoa que tenha o seu iPhone atualizado para a versão 18.3.1 ou superior já se encontra protegida contra esta ameaça específica. Ainda assim, a revelação tardia levanta questões sobre a transparência na comunicação de falhas de segurança críticas por parte da gigante tecnológica.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech