1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Volkswagen ID.2 R pode ser uma realidade com 400 cv e tecnologia inédita
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Volkswagen ID.2 R pode ser uma realidade com 400 cv e tecnologia inédita em Seg 23 Jun 2025 - 15:03

DJPRMF

Volkswagen ID.2

 

Já não é novidade que a Volkswagen não vai abandonar a icónica sigla GTI na sua transição para a mobilidade elétrica. O muito aguardado ID.2 GTI, um sucessor espiritual do Polo em formato elétrico, está confirmado. Contudo, parece que a marca alemã tem planos bem mais ambiciosos e apimentados para o seu futuro compacto.

 

Segundo informações avançadas pela Autocar, a Volkswagen poderá estar a desenvolver uma versão R do ID.2. Se o GTI já promete emoções fortes, esta potencial versão R elevaria a fasquia para um patamar completamente diferente no segmento dos pequenos desportivos elétricos.

 

Uma revolução com mais de 400 cavalos?

 

A grande vantagem da eletrificação é a facilidade com que se pode extrair potência. O futuro Volkswagen ID.2 GTI deverá contar com uns respeitáveis 286 cv, um valor que o colocará em pé de igualdade ou até acima de rivais como o MINI Cooper SE ou o Alpine A290.

 

No entanto, o ID.2 R jogaria noutra liga. A publicação britânica sugere que a potência poderá ultrapassar os 400 cv, graças à adição de mais motores elétricos. Com estes números, seria de esperar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h bem abaixo dos 4 segundos, um valor capaz de envergonhar muitos desportivos de renome.

 

A tecnologia inovadora dos motores nas rodas

 

A maior novidade técnica deste possível ID.2 R seria a sua arquitetura de propulsão. Em vez de uma configuração tradicional, o modelo poderia adotar motores elétricos integrados diretamente nas rodas traseiras. Esta solução, ainda inédita na Volkswagen, permitiria uma tração integral com vetorização de binário de alta precisão.

 

A integração dos motores nas rodas, apesar de aumentar as massas não suspensas, traria benefícios significativos em termos de dinâmica, como a redução do peso geral e uma melhor centralização das massas. Fontes da Volkswagen, citadas pela Autocar, indicam que a empresa está a colaborar com um parceiro tecnológico especializado no desenvolvimento destes motores, que são mais compactos, leves e potentes.

 

Uma das grandes vantagens desta abordagem é que o aumento drástico de potência seria alcançado sem comprometer o espaço interior ou a capacidade da bagageira, um trunfo importante face à concorrência.

 

O que mais esperar de um "R" elétrico

 

Para além de um sistema de propulsão radicalmente diferente, um Volkswagen ID.2 R receberia, naturalmente, um tratamento completo da divisão R. Isto inclui afinações específicas no chassis, uma suspensão mais desportiva, travões de maior dimensão e modos de condução ajustados para tirar o máximo partido do hardware.

 

O objetivo seria claro: posicionar o ID.2 R não apenas como um compacto rápido, mas como uma nova referência de agilidade e prazer de condução no universo dos pequenos desportivos elétricos.

 

Apesar de todo o entusiasmo, a prioridade da Volkswagen é o lançamento das versões convencionais do ID.2, previsto para 2026. O sucesso deste modelo é crucial para a estratégia da marca na Europa. Se o ID.2 R receber luz verde para produção, marcará não só um salto tecnológico para a Volkswagen, mas também o início de uma nova e emocionante era para a sigla "R" no mundo elétrico.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech