1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Japão quebra recorde de velocidade da internet: descarregar toda a Netflix demora 1 segundo
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Estupefato com o que li. em Sex 27 Jun 2025 - 4:32

Siffrediano

Gostei muito de ler este artigo. Realmente a tecnologia avança como nunca. É incrível os avanços que se têm feito em todas as áreas.

Japão quebra recorde de velocidade da internet: descarregar toda a Netflix demora 1 segundo em Qui 26 Jun 2025 - 17:05

DJPRMF

Velocidade da fibra

 

A Netflix permite que os seus utilizadores descarreguem filmes e séries para visualização offline, mas esta funcionalidade tem os seus limites. Além de um máximo de 100 downloads ativos por dispositivo e de um prazo de validade para os conteúdos, o armazenamento do smartphone, tablet ou computador é sempre uma condicionante.

 

No entanto, imagine um cenário sem estas barreiras: quanto tempo demoraria a descarregar o catálogo completo da Netflix? Graças a uma inovação extraordinária vinda do Japão, a resposta é quase inacreditável: apenas 1 segundo. Esta é a proeza permitida por uma nova ligação recordista, que atingiu a incrível velocidade de 1,02 petabits por segundo (Pb/s).

 

Um feito de 1.02 petabits por segundo

 

De acordo com a IFLScience, em meados de dezembro de 2023, o catálogo da Netflix continha cerca de 18.000 títulos. Assumindo que cada título ocupa, em média, 7 GB de espaço, seriam necessários 123 TB de armazenamento para guardar tudo.

 

A nova velocidade recorde, alcançada por uma equipa internacional liderada pelo Laboratório de Redes Fotónicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT) do Japão, torna esta tarefa teórica instantânea. A velocidade de 1,02 Pb/s equivale a aproximadamente 125 Terabytes por segundo (TB/s), mais do que suficiente para descarregar os 123 TB do catálogo da Netflix num piscar de olhos.

 

A tecnologia por trás da velocidade alucinante

 

Este avanço foi possível através do desenvolvimento de um cabo de fibra ótica que, em vez de um, contém 19 núcleos de fibra separados. A utilização conjunta destes núcleos permitiu atingir a velocidade estonteante sobre uma distância impressionante de 1.808 quilómetros.

 

Claro que, na prática, mesmo que a Netflix o permitisse, o processo manual de iniciar o download de cada um dos 18.000 títulos demoraria muito mais do que um segundo. A façanha reside na capacidade de transferência instantânea dos dados assim que o processo fosse iniciado.

 

detalhes do cabo da velocidade recorde

 

Distância é a chave para o novo recorde

 

Esta não é a primeira vez que velocidades desta magnitude são atingidas. Em março de 2023, os mesmos investigadores conseguiram uma velocidade ainda maior, de 1,7 Pb/s. No entanto, o grande diferencial da experiência de abril de 2025 é a distância. Enquanto o teste anterior alcançou 63,5 km, o novo recorde foi estabelecido numa distância de 1.808 km, o equivalente a uma viagem de Berlim a Nápoles.

 

Este avanço é fundamental, pois demonstra a viabilidade de transferir enormes volumes de dados a velocidades incríveis entre cidades ou continentes, revolucionando a forma como a informação circula globalmente.

 

O futuro das transferências de dados globais

 

Vivemos numa era de produção massiva de dados, impulsionada em grande parte pelo desenvolvimento da Inteligência Artificial. Empresas de IA necessitam de aceder a vastos conjuntos de dados para treinar os seus modelos mais avançados. Segundo estatísticas da ExplodingTopics de abril de 2025, são criados quase 403 TB de dados todos os dias. Com a tecnologia do NICT, seria possível descarregar todo este volume em pouco mais de três segundos.

 

Embora o utilizador comum provavelmente não venha a ter uma ligação de 1 Pb/s em casa, empresas como a Netflix poderiam beneficiar enormemente desta tecnologia para mover dados entre os seus servidores espalhados pelo mundo de forma mais rápida e eficiente do que nunca.

 

Atualmente, as velocidades de internet mais rápidas disponíveis comercialmente rondam os 400 Gigabits por segundo, o que equivale a cerca de 50 GB/s. Ainda não há previsão para a implementação comercial desta nova tecnologia de fibra de 19 núcleos, mas os progressos contínuos do NICT sugerem que a sua adoção por países e grandes empresas de tecnologia é uma questão de tempo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech