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Vendas recorde, metas por cumprir: O paradoxo dos elétricos chineses em 2025 em Sex 4 Jul 2025 - 16:07

DJPRMF

Tesla visto de frente

 

Com o primeiro semestre de 2025 concluído, os fabricantes de veículos de nova energia (NEV) começam a divulgar os seus mais recentes números de vendas. Embora muitas startups apresentem um crescimento homólogo significativo, uma análise mais atenta às suas taxas de cumprimento dos objetivos revela uma dura realidade: apenas a Xpeng ultrapassou a marca dos 50%, com a maioria a ficar abaixo dos 40%.

 

O clube dos 200.000: Sucesso de vendas com resultados mistos

 

Xpeng, Leapmotor, Li Auto e HIMA conseguiram ultrapassar as 200.000 unidades vendidas no primeiro semestre, consolidando as suas posições entre os principais vendedores de NEV da China. No entanto, as suas taxas de cumprimento dos objetivos variam drasticamente, principalmente devido a metas de vendas iniciais muito diferentes.

 

A Xpeng destaca-se como a única marca a exceder 50% do seu objetivo anual, atingindo 51,89%. Com uma meta de vendas de 380.000 unidades para 2025, o objetivo da Xpeng, embora superior às 280.000 do ano passado, parece mais conservador. Graças a modelos populares como o Mona M03 e o P7+, as vendas do primeiro semestre já ultrapassaram o desempenho total de 2024. Se o crescimento destes modelos continuar, a Xpeng poderá mesmo rever a sua meta anual em alta. Contudo, com estes modelos focados principalmente em berlinas, a expansão para o mercado de SUVs elétricos com o próximo G7 será crucial para um crescimento sustentado.

 

A Leapmotor lidera nas vendas globais de NEV no primeiro semestre, demonstrando uma escala significativa através da sua popular série C. A sua imagem de marca, centrada em automóveis familiares de elevado valor, provou ser eficaz. A Leapmotor planeia lançar a berlina elétrica B01 no segundo semestre para competir com o Mona M03 da Xpeng. Curiosamente, a marca pretende introduzir a sua série D, com preços a rondar os 300.000 yuan (cerca de 38.000 euros), no próximo ano. Alcançar a liderança de vendas com a série D exigirá uma mudança no marketing para alterar a perceção dos consumidores.

 

O ambicioso objetivo de um milhão de unidades da HIMA parece um desafio monumental. Embora metas elevadas possam refletir confiança no produto, também podem induzir ansiedade. A Seres, um parceiro fundamental, tem uma meta mais realista de 550.000 a 600.000 unidades, que parece alcançável dadas as vendas atuais da Aito. A dependência da HIMA na Aito é evidente e, para atingir 1 milhão de unidades, a marca precisaria de vender mais de 130.000 veículos por mês no segundo semestre, um salto significativo da sua média mensal atual de 40.000 a 50.000 unidades.

 

Xiaomi: O caso de sucesso que todos invejam

 

A Xiaomi Auto, apesar de não atingir a marca das 200.000 unidades, alcançou quase 50% da sua meta no primeiro semestre apenas com o SU7 e a sua primeira fase da fábrica. Este desempenho é, provavelmente, motivo de inveja para os concorrentes. Com o recém-lançado Xiaomi YU7 e a segunda fase da fábrica já operacional, a Xiaomi Auto tem uma forte possibilidade de atingir a sua meta anual de 350.000 unidades na segunda metade do ano.

 

Abaixo dos 40%: O que correu mal?

 

Para as marcas de NEV com vendas abaixo das 200.000 unidades no primeiro semestre e taxas de cumprimento de metas inferiores a 40%, as razões variam entre objetivos demasiado ambiciosos e produtos com desempenho inferior.

 

A Deepal e a Nio ultrapassaram ambas as 100.000 unidades. A Deepal, talvez demasiado confiante depois de atingir uma taxa de cumprimento de 87,11% no ano passado, estabeleceu uma meta de 400.000 unidades para 2025. As vendas atuais indicam que apenas os modelos Deepal S05 e S07 são competitivos. O recém-lançado Deepal S09, apesar das suas fortes capacidades e 21.168 pré-encomendas, ainda precisa de provar o seu sucesso a longo prazo.

 

A meta de 440.000 unidades da Nio, significativamente superior às 230.000 do ano passado, é, segundo consta, crucial para a empresa alcançar a rentabilidade no quarto trimestre. Embora as vendas do primeiro semestre mostrem um crescimento homólogo superior a 30%, este ritmo não é suficiente. Se a Nio tivesse mantido a meta de 230.000 unidades do ano passado, a sua taxa de cumprimento seria de 49,63%. A submarca Onvo, com o seu modelo L60, tem a tarefa de impulsionar o volume, mas enfrenta dificuldades para desafiar o Tesla Model Y e não possui uma liderança significativa sobre outros concorrentes domésticos no segmento de SUVs elétricos entre 200.000 e 300.000 yuan (aproximadamente 26.000 a 38.000 euros).

 

Para a Voyah e a IM Motors, cujas metas de vendas não são excessivamente altas, mas cujas taxas de cumprimento permanecem baixas, fatores como o posicionamento do produto e a notoriedade da marca estão a dificultar a criação de modelos de sucesso. No entanto, a Voyah, através da sua colaboração mais profunda com a Huawei, está a mostrar sinais de mudança. O Voyah Dreamer vendeu quase 30.000 unidades nos primeiros cinco meses do ano, atraindo utilizadores familiares e empresariais que procuram mobilidade de qualidade, graças à tecnologia da Huawei e aos seus próprios pontos fortes.



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