1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Elon Musk assume controlo direto das vendas da Tesla para travar a quebra
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Elon Musk assume controlo direto das vendas da Tesla para travar a quebra em Sex 4 Jul 2025 - 16:11

DJPRMF

Tesla a dormir

 

Numa altura de crescente pressão sobre os resultados da Tesla, Elon Musk está a intervir pessoalmente para assumir a responsabilidade pelas vendas da empresa na América do Norte e na Europa. Esta medida surge no seguimento da saída de um executivo de topo e de uma notória quebra na procura pelos veículos da marca.

 

Da fábrica para o escritório de vendas

 

Há alguns anos, a Tesla enfrentava um desafio de produção. A dificuldade em fabricar carros em número suficiente para satisfazer a procura levou a que Elon Musk afirmasse, na altura, que estava a "dormir no chão da fábrica" para ajudar a resolver os estrangulamentos. Hoje, o cenário inverteu-se. As fábricas da Tesla operam a cerca de 50% da sua capacidade, não por falta de meios de produção, mas por uma visível quebra na procura.

 

A empresa tem registado uma diminuição nas vendas, uma situação que alguns analistas atribuem ao envolvimento de Musk em polémicas políticas e a declarações controversas nas redes sociais, que terão alienado parte da base de clientes da marca. Após um primeiro trimestre fraco, que a Tesla justificou com a transição de produção do Model Y, espera-se que os resultados do segundo trimestre, prestes a serem divulgados, sejam igualmente negativos, desta vez sem a mesma justificação.

 

Aparentemente, a responsabilidade pela performance de vendas está a ser reavaliada internamente. Recentemente, foi noticiada a saída de Omead Afshar, antigo chefe de gabinete de Musk, que supervisionava as operações na América do Norte e Europa. De acordo com uma nova reportagem da Bloomberg, será o próprio CEO a assumir estas responsabilidades.

 

Tom Zhu focado na produção global

 

Apesar de assumir a supervisão das vendas, Musk não acumulará todas as funções de Afshar. A responsabilidade pela produção nestas regiões recairá novamente sobre Tom Zhu, um nome de peso na estrutura da Tesla.

 

Zhu foi o grande responsável pelo sucesso da Gigafactory de Xangai, que rapidamente se tornou na fábrica mais eficiente da empresa. O seu sucesso levou a que, no final de 2022, Musk o colocasse no comando de todas as Gigafactories para replicar o modelo. Durante um período, Zhu chegou mesmo a assumir um papel ainda mais preponderante, supervisionando as vendas na América do Norte e tornando-se no segundo em comando na divisão automóvel, enquanto Musk se dedicava a outras empresas como o X (anteriormente Twitter).

 

Contudo, em 2024, Zhu recuou das suas responsabilidades globais para se focar novamente na China. Agora, parece que Musk volta a confiar-lhe a produção a nível mundial. Ainda assim, o mercado chinês também apresenta desafios. Apesar do novo Model Y e de descontos recorde, as vendas da Tesla na China registaram uma quebra de 22.000 unidades este ano em comparação com o ano anterior.

 

Esta reorganização de liderança coloca Elon Musk, que já divide o seu tempo entre a SpaceX, X, xAI, The Boring Company e a Neuralink, novamente na linha da frente para resolver o que é, atualmente, o maior desafio da Tesla: convencer os clientes a comprar os seus carros



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech