
A Leapmotor, marca chinesa que conta com o forte apoio da Stellantis, deu início ao período de pré-vendas na China do seu renovado crossover C11. Este modelo, disponível em versões totalmente elétricas (BEV) e com extensor de autonomia (EREV), apresenta-se com atualizações significativas no design, interior e motorizações, a um preço de entrada de 158.800 yuan, o equivalente a cerca de 20.650 euros.
A Leapmotor, fundada em 2015, tem vindo a ganhar destaque no competitivo mercado de veículos de novas energias. Em 2024, a Stellantis, um dos maiores grupos automóveis do mundo, adquiriu uma participação de 20% na empresa, um movimento estratégico que visa a expansão global. A marca atingiu um recorde histórico de vendas em junho de 2025, com 46.008 unidades comercializadas, impulsionada pela atualização de modelos como os C10 e C16.
Um design unificado e mais moderno
Uma das principais novidades do Leapmotor C11 para o ano de modelo 2026 é a unificação do design exterior entre as versões BEV e EREV. Anteriormente, o modelo com extensor de autonomia distinguia-se pela sua grelha frontal. Agora, ambos partilham um para-choques redesenhado com faróis integrados e uma grelha trapezoidal ativa. Na traseira, o C11 adota uma faixa de luz única que atravessa toda a largura do veículo, conferindo-lhe uma aparência mais moderna e coesa.
Interior com tecnologia e mais minimalista
O habitáculo do crossover foi alvo de uma remodelação profunda. A configuração anterior com três ecrãs no painel de instrumentos deu lugar a um único e imponente ecrã tátil flutuante de 17 polegadas com resolução 2K. O interior conta ainda com um novo volante de dois raios em formato "D" e um túnel central redesenhado, que agora inclui duas bases de carregamento sem fios para telemóveis e um compartimento de arrumação oculto.

Duas motorizações para todas as necessidades
A Leapmotor oferece duas opções de propulsão para o novo C11, de acordo com as informações divulgadas pelo CarNewsChina:
Versão EREV (Extensor de Autonomia): Equipada com um motor a gasolina de 1.5 litros com 70 kW (94 cv) que funciona como gerador para uma bateria de 41,7 kWh. O motor elétrico principal debita 200 kW (268 cv), permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos e uma autonomia em modo puramente elétrico de até 210 km (ciclo WLTC).
Versão BEV (100% Elétrica): Conta com um motor elétrico mais potente no eixo traseiro, com 220 kW (295 cv), alimentado por uma bateria LFP de 81,9 kWh. Esta variante cumpre a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos e promete uma autonomia de até 640 km, segundo o ciclo de testes chinês CLTC.

Preços e disponibilidade
O novo Leapmotor C11, com as suas dimensões de 4780 mm de comprimento, 1905 mm de largura e 1658 mm de altura, já se encontra em pré-venda na China com preços bastante competitivos.
De série, todos os modelos incluem um sensor LiDAR no tejadilho e o chip SA8295P da Qualcomm para o sistema de infoentretenimento. As versões de topo adicionam um head-up display de realidade aumentada de 60 polegadas, bancos em pele Nappa e um sistema de som com 21 altifalantes.