
A Tesla revelou esta manhã os seus resultados de produção e entregas para o segundo trimestre de 2025, confirmando a entrega de 384.122 veículos elétricos. Embora este número esteja em linha com as expectativas de Wall Street, representa uma queda acentuada de 13% em comparação com as 444.000 unidades entregues no mesmo período de 2024, evidenciando um abrandamento na procura.
A performance da fabricante tem sido afetada por uma imagem de marca algo desgastada e pelo aumento da concorrência no setor. O primeiro trimestre de 2025 já tinha ficado significativamente abaixo do esperado, e as previsões para o segundo trimestre eram modestas, com o consenso do mercado a apontar para cerca de 385.000 veículos.
Produção supera vendas e inventário acumula
O grande ponto de preocupação nos novos dados é a crescente diferença entre o número de carros produzidos e os que são efetivamente entregues. No segundo trimestre, a Tesla produziu um total de 410.244 veículos, mais de 25.000 unidades acima das entregas. Este excedente soma-se ao do primeiro trimestre, elevando para 50.000 o número de carros produzidos e não vendidos até agora este ano.
A justificação usada pela Tesla no primeiro trimestre, relacionada com a transição para a nova versão do Model Y, parece já não ser aplicável. A produção do renovado modelo está agora a funcionar em pleno em todas as fábricas, mas as vendas não estão a acompanhar o ritmo, resultando numa acumulação de inventário.
Os números detalhados para o trimestre são os seguintes:
Model 3/Y: 396.835 produzidos | 373.728 entregues
Outros Modelos (S/X/Cybertruck): 13.409 produzidos | 10.394 entregues
Total: 410.244 produzidos | 384.122 entregues
Um resultado sem motivos para festejar
Apesar de as entregas terem correspondido às expectativas dos analistas, a análise geral é que não há muito a celebrar. Uma queda de 13% nas entregas ano após ano sinaliza um desafio significativo de procura. Curiosamente, e apesar dos níveis de inventário observados, os dados sugerem que o mercado dos EUA teve um desempenho acima do esperado, uma vez que os números da Europa e China já eram largamente conhecidos.
O negócio de armazenamento de energia da Tesla também registou uma ligeira contração, com a implementação de 9.6 GWh em produtos de energia, uma descida face aos 10.4 GWh do trimestre anterior, mas em linha com o período homólogo de 2024.
Segundo a análise do Electrek, o cenário atual reflete uma gigante quebra na procura, com a Tesla a produzir um volume de veículos que o mercado não está a conseguir absorver.