
Boas notícias para os fãs de uma das distribuições Linux mais populares do mundo. A equipa de desenvolvimento anunciou que a atualização para o Linux Mint 22.2 ‘Zara’ já se encontra disponível para todos os utilizadores que tenham as versões 22 ou 22.1 instaladas.
Se tem estado à espera desta nova versão, o processo de atualização é descrito como simples e rápido, permitindo-lhe ter acesso às mais recentes novidades e melhorias sem grandes complicações.
Prepare a sua atualização com segurança
Antes de iniciar qualquer processo de atualização de sistema, o passo mais importante é garantir que os seus dados e a sua configuração atual estão seguros. Para isso, é fundamental criar um ponto de restauro.
Pode utilizar a ferramenta Timeshift, que vem incluída no sistema, para criar um "snapshot" completo. Caso algo corra menos bem durante a atualização, poderá reverter o sistema para o estado exato em que se encontrava, evitando perdas de dados ou dores de cabeça.
Além disso, se utiliza "spices" no ambiente de trabalho Cinnamon (como applets, desklets ou temas), deve atualizá-los primeiro através das Definições do Sistema.
Como atualizar para a nova versão
Com a preparação concluída, o processo de atualização é bastante direto. Aceda ao Gestor de Atualizações e clique no botão "Atualizar" para garantir que tem as versões mais recentes dos pacotes mintupdate e mint-upgrade-info. Se existirem atualizações para estes componentes, instale-as primeiro.
De seguida, no menu do Gestor de Atualizações, navegue até "Editar" e selecione a opção "Atualizar para Linux Mint 22.2 Zara". A partir daqui, basta seguir as instruções que aparecem no ecrã. Durante o processo, se o sistema perguntar se deseja manter ou substituir ficheiros de configuração, a recomendação é que opte por substituí-los.

Depois de o processo estar concluído, reinicie o computador para que todas as alterações sejam aplicadas corretamente.
A atualização não aparece? Saiba o que fazer
Caso a opção para atualizar não esteja visível, certifique-se de que tem a versão mais recente do pacote mint-upgrade-info (1.2.9 ou superior). Se for necessário, pode mudar temporariamente para os repositórios padrão para obter a versão mais recente.
Num cenário mais raro, se após a atualização não conseguir iniciar a sessão gráfica, pode usar o atalho CTRL+ALT+F2 para aceder à consola. Depois de introduzir as suas credenciais, escreva o comando killall cinnamon-screensaver (ou killall mate-screensaver se usar o ambiente MATE) e prima Enter. Para regressar à sessão gráfica, use o atalho CTRL+ALT+F7.