1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Midjourney enfrenta novo processo: Warner Bros. acusa IA de roubar Batman e Superman
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Midjourney enfrenta novo processo: Warner Bros. acusa IA de roubar Batman e Superman em Sex 5 Set 2025 - 12:12

DJPRMF

Warner Bros

 

A batalha entre os gigantes de Hollywood e as ferramentas de inteligência artificial generativa acaba de ganhar um novo e explosivo capítulo. A Warner Bros. Discovery avançou com um processo judicial contra o popular gerador de imagens Midjourney, acusando a plataforma de uso indevido e exploração das suas propriedades intelectuais mais icónicas.

 

Segundo a queixa, o Midjourney terá treinado os seus modelos de IA utilizando ilegalmente um vasto acervo de obras protegidas por direitos de autor, incluindo personagens como Superman, Batman, Wonder Woman, Scooby-Doo e todo o elenco dos Looney Tunes.

 

O "roubo" de propriedade intelectual para treinar a IA

 

A Warner Bros. argumenta que o Midjourney construiu o seu negócio, que oferece subscrições entre os 10 e os 120 dólares mensais (aproximadamente 9 a 110 euros), à custa da sua propriedade intelectual, sem pedir licença nem pagar pela sua utilização. "É difícil imaginar uma infração de direitos de autor mais deliberada do que a que o Midjourney está a fazer aqui", pode ler-se no processo.

 

A acusação torna-se ainda mais grave com a alegação de que a plataforma teria tecnologia para impedir a geração de imagens destas personagens, mas que, nas últimas semanas, removeu essas proteções, informando os utilizadores de que iriam encontrar "menos trabalhos bloqueados".

 

imagem da criação das plataformas da midjourney

 

A prova do crime? Batman recriado à imagem do cinema

 

Para fundamentar a sua queixa, a Warner Bros. Discovery apresentou vários exemplos concretos. Num deles, o pedido "Batman, captura de ecrã de O Cavaleiro das Trevas" gera uma imagem extraordinariamente semelhante ao material promocional do filme protagonizado por Christian Bale. A empresa sublinha que até pedidos genéricos, como "batalha de super-heróis de banda desenhada clássica", podem resultar em imagens com as suas personagens, mesmo sem serem mencionadas diretamente.

 

Midjourney não é novato nestas andanças

 

Esta não é a primeira vez que a Midjourney se senta no banco dos réus por motivos semelhantes. Em junho, a Disney e a Universal Studios também processaram a empresa de IA, acusando-a de se apropriar de inúmeras obras protegidas para treinar os seus modelos. Nesse caso, a queixa focava-se na capacidade de gerar imagens de personagens de sagas como Star Wars, Shrek, Os Simpsons e Gru - O Maldisposto.

 

Conforme avança o Deadline, a Warner Bros. Discovery pede agora ao tribunal uma indemnização que pode chegar aos 150.000 dólares (cerca de 138 mil euros) por cada obra infringida. A Midjourney ainda não comentou publicamente o processo.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech