
Numa altura em que os receios sobre a substituição de postos de trabalho por inteligência artificial são cada vez maiores, a OpenAI, criadora do ChatGPT, rema contra a maré. A empresa anunciou o lançamento de uma plataforma de emprego e um programa de certificações, ambos alimentados por IA, com o objetivo de ajudar os profissionais a encontrarem novas oportunidades e a adquirirem as competências necessárias para o futuro.
Este anúncio surge num contexto marcado por notícias de despedimentos em massa, como o caso da Salesforce, que atribuiu parte do corte de 4.000 postos de trabalho ao impacto da IA. A iniciativa da OpenAI parece ser uma resposta direta a estas preocupações, posicionando a tecnologia não como uma ameaça, mas como uma ferramenta para a progressão de carreira.
OpenAI Jobs Platform: o novo ‘matchmaker’ de talentos
A nova plataforma, denominada OpenAI Jobs Platform, funciona como um intermediário inteligente entre empresas e candidatos. Utilizando os seus avançados modelos de IA, o sistema analisa o perfil e as competências dos profissionais para os conectar com as oportunidades de emprego que melhor se adequam às suas qualificações.
O serviço foi desenhado para ser útil tanto a pequenas como a grandes empresas. Segundo Fidji Simo, CEO de Aplicações na OpenAI, a plataforma terá "uma vertente dedicada a ajudar as empresas locais a competir e os governos locais a encontrar o talento em IA de que necessitam para servir melhor os seus cidadãos". O objetivo é, assim, democratizar o acesso a talento qualificado, independentemente da dimensão da organização.
Certificações OpenAI para valorizar os profissionais
A par da plataforma de emprego, a empresa lançou também as Certificações OpenAI. Esta iniciativa visa aumentar a literacia em inteligência artificial no mercado de trabalho, uma competência cada vez mais valorizada. Um estudo da BCG, citado pela própria OpenAI, já tinha demonstrado que os trabalhadores com competências em IA são mais procurados e, consequentemente, mais bem remunerados.
As novas certificações são uma extensão da OpenAI Academy, a plataforma de aprendizagem online e gratuita da empresa. Os utilizadores poderão preparar-se para os exames de certificação diretamente na aplicação do ChatGPT, através do modo de estudo, e obter a sua credencial sem sair do ecossistema.
A empresa estabeleceu um compromisso ambicioso de certificar 10 milhões de americanos até 2030, um objetivo que conta com o apoio de parceiros de peso como o Walmart. A gigante do retalho irá integrar o programa de formação da OpenAI para requalificar os seus colaboradores, uma estratégia que outras empresas poderão adotar para preparar as suas equipas para os desafios da era da IA.