
Os telemóveis Pixel já permitem definir toques personalizados para contactos individuais, mas a Google parece estar a preparar-se para ir mais longe. Linhas de código escondidas na mais recente versão da aplicação Contactos da Google sugerem que, em breve, será possível atribuir padrões de vibração específicos a cada pessoa, permitindo saber quem está a ligar mesmo com o telemóvel em modo silencioso.
A descoberta, divulgada pelo Android Authority, surgiu na versão 4.63.22.800982376 da aplicação Contactos. Foram encontradas novas linhas de código que fazem referência a nomes de vibração e à sua combinação com toques. Expressões como "Vibration_name" para contactos específicos indicam a capacidade de associar um feedback háptico único ao toque já existente para essa pessoa. Embora a funcionalidade ainda não possa ser ativada, os indícios no código são claros.
Um passo lógico para a personalização do Android
Esta não é a primeira vez que a Google explora vibrações personalizadas nos seus dispositivos. Em janeiro, uma atualização em fase de testes da aplicação Pixel Sounds já revelava um novo separador dedicado a "Vibrações", oferecendo mais de uma dezena de padrões para toques e notificações. A integração desta funcionalidade diretamente na aplicação Contactos seria o passo seguinte e lógico para unificar o sistema.
A utilidade desta funcionalidade é evidente. Se costuma ter o telemóvel no bolso em modo de vibração ou se está num ambiente ruidoso, um padrão de vibração único para o seu chefe ou para um familiar pode informá-lo sobre a importância da chamada sem sequer precisar de olhar para o ecrã. É uma forma subtil e eficaz de filtrar as suas chamadas.
A Google a seguir a concorrência
Caso esta funcionalidade seja lançada, colocaria os Pixel em pé de igualdade com os seus principais rivais. A Apple não só suporta vibrações específicas por contacto como também permite que os utilizadores criem os seus próprios padrões. Da mesma forma, a interface One UI da Samsung já oferece a possibilidade de definir diferentes estilos de vibração para chamadas de contactos individuais.
É provável que a implementação da Google nos Pixel se concentre na escolha de padrões a partir da biblioteca já existente na aplicação Sounds, em vez de permitir a criação de novos padrões de raiz.
Como estas alterações foram encontradas em código de teste, é possível que a funcionalidade não seja lançada ou que demore algum tempo até chegar a todos os utilizadores. Resta-nos aguardar para ver se esta útil ferramenta de personalização se torna uma realidade.