
No meio da agitação dos anúncios da nova família iPhone 17, a Apple reservou uma surpresa bem-vinda para os utilizadores de modelos mais antigos. A empresa anunciou que vai prolongar o acesso gratuito às suas funcionalidades de satélite por mais um ano para os donos de um iPhone 14 ou iPhone 15.
Esta é já a terceira vez que a gigante de Cupertino estende o período gratuito desde que o serviço de SOS de Emergência via satélite foi estreado com o lançamento do iPhone 14. A medida abrange todos os utilizadores que ativaram o seu dispositivo num país compatível antes das 00:00 (hora do Pacífico) de 9 de setembro de 2025.
Mas que funcionalidades são estas?
Para quem gosta de se aventurar por locais remotos, sem cobertura de rede móvel, estas ferramentas podem ser verdadeiramente vitais. O serviço, que funciona através de uma parceria com a Globalstar, começou em 2022 com o SOS de Emergência via satélite, permitindo contactar os serviços de emergência em situações críticas.
Com o passar do tempo, a Apple expandiu a oferta, que agora inclui também o envio de mensagens de texto via satélite, acesso à aplicação Encontrar (Find My) e até assistência em viagem, tudo sem precisar de uma única barra de rede.
Porque é que o serviço continua gratuito?
Ainda que a Apple nunca tenha revelado o preço do serviço, a decisão de prolongar a gratuitidade pela terceira vez alimenta a especulação. Uma teoria partilhada por um utilizador no Reddit parece bastante plausível: a imagem pública positiva gerada pelas notícias de pessoas salvas graças a esta tecnologia vale muito mais do que qualquer receita que a empresa pudesse obter. Por outro lado, a publicidade negativa de uma eventual tragédia por alguém não ter pago a subscrição seria devastadora.
Quer experimentar? Veja como funciona
Se tem um iPhone compatível, pode testar uma demonstração destas funcionalidades agora mesmo, sem ter de ir para o meio do nada. É uma ótima forma de se familiarizar com o sistema para o caso de um dia precisar dele.
Para testar o SOS de Emergência, basta ir a Definições > SOS Emergência e, no fundo da página, tocar em "Experimentar demonstração". Para a funcionalidade de mensagens, o caminho é Definições > Mensagens e procurar pela opção "Demonstração da Ligação Satélite".