
A Microsoft lançou uma nova atualização que vem resolver as dores de cabeça de muitos criadores de conteúdo e utilizadores de software de streaming. As atualizações de segurança de setembro para o Windows 10 e Windows 11 corrigem os problemas de latência e interrupções que afetavam as transmissões de áudio e vídeo através de software NDI.
Os problemas surgiram após a instalação das atualizações de segurança de agosto de 2025, que, em vez de apenas protegerem os sistemas, acabaram por introduzir uma falha bastante irritante.
Um bug que paralisou as transmissões
Utilizadores de todo o mundo começaram a relatar que, após instalarem as atualizações de agosto (KB5063878 e KB5063709), as suas transmissões de vídeo e áudio ficaram com falhas graves. Ocorriam interrupções constantes, lag e áudio dessincronizado ao usar aplicações populares como o OBS (Open Broadcast Software) e outras ferramentas que dependem da tecnologia NDI (Network Device Interface) para transferir conteúdo entre computadores.
A própria Microsoft reconheceu a situação, afirmando que "poderia ocorrer gaguez severa, lag e áudio/vídeo instável ao usar NDI para streaming". Também a equipa da NDI confirmou o problema, explicando que a falha afetava especificamente as ligações RUDP, enquanto as ligações via UDP ou TCP permaneciam estáveis.
A solução definitiva já está disponível
Para quem não podia esperar, a NDI sugeriu uma solução temporária que passava por alterar o modo de receção para TCP ou UDP através das ferramentas NDI Tools. No entanto, a solução definitiva chegou agora com as atualizações cumulativas de setembro.
A Microsoft disponibilizou as atualizações KB5065426 e KB5065429 para resolver a questão nas versões afetadas do Windows. A empresa recomenda a todos os utilizadores que instalem a atualização mais recente, uma vez que esta inclui melhorias importantes e a resolução definitiva para este e outros problemas, como falhas na instalação de apps para utilizadores sem privilégios de administrador e erros no Windows Server Update Services (WSUS).