1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Microsoft escapa a multa da UE: Acordo sobre Teams põe fim a queixa da Slack
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft escapa a multa da UE: Acordo sobre Teams põe fim a queixa da Slack em Sex 12 Set 2025 - 13:08

DJPRMF

Microsoft Teams logo em smartphone

 

A Microsoft conseguiu evitar uma multa pesada da Comissão Europeia, depois de ter sido acusada de violação das regras de concorrência da União Europeia por integrar a sua aplicação Teams nas subscrições do Office 365 e Microsoft 365. A Comissão Europeia anunciou que aceitou os compromissos apresentados pela gigante tecnológica para resolver as preocupações, pondo fim a uma investigação que se arrastava há anos.

 

O início da disputa: a queixa da Slack

 

Tudo começou em julho de 2020, quando a Slack apresentou uma queixa antitrust junto das autoridades europeias. A empresa alegava que a Microsoft estava a "amarrar ilegalmente" o seu produto Microsoft Teams ao seu popular pacote de produtividade, forçando a sua instalação a milhões de utilizadores, bloqueando a sua remoção e escondendo o verdadeiro custo para os clientes empresariais.

 

A queixa surgiu numa altura em que a concorrência por ferramentas de colaboração e comunicação se intensificou drasticamente com o início da pandemia de covid-19, que levou a um aumento massivo do teletrabalho.

 

A solução: os compromissos da Microsoft

 

Para resolver as preocupações de concorrência e evitar uma sanção financeira, a Microsoft comprometeu-se a implementar um conjunto de medidas. A empresa irá disponibilizar versões das suas suites Office sem o Teams, a um preço reduzido. Adicionalmente, os clientes com licenças de longo prazo terão a possibilidade de mudar para as versões sem a aplicação de comunicação.

 

Outros compromissos incluem garantir a interoperabilidade entre ferramentas de comunicação e colaboração concorrentes e certos produtos da Microsoft, bem como permitir que os clientes transfiram os seus dados do Teams para soluções rivais. A maioria destas obrigações vigorará por um período de sete anos, enquanto as relativas à interoperabilidade e portabilidade de dados se estendem por uma década.

 

Um mercado mais competitivo?

 

"As organizações, grandes e pequenas, em toda a Europa e no mundo, dependem fortemente de ferramentas de videoconferência, chat e colaboração, especialmente desde a pandemia", afirmou Teresa Ribera, vice-presidente executiva para uma Transição Limpa, Justa e Competitiva da Comissão Europeia. "A decisão de hoje abre a concorrência neste mercado crucial e garante que as empresas podem escolher livremente o produto de comunicação e colaboração que melhor se adapta às suas necessidades."

 

Recorde-se que a Microsoft já tinha tomado medidas para responder às preocupações dos reguladores, primeiro ao desassociar o Teams do Office na Europa em 2023, e mais tarde ao fazer o mesmo a nível global no ano passado. Com este acordo, a empresa encerra um capítulo conturbado e evita uma multa que poderia ascender a uma percentagem significativa das suas receitas globais.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech