1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Cientistas descobrem decaimento nuclear raro que pode resolver o mistério da massa do antineutrino
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Cientistas descobrem decaimento nuclear raro que pode resolver o mistério da massa do antineutrino em Dom 14 Set 2025 - 14:31

DJPRMF

efeito de partículas

 

Uma equipa de cientistas na Finlândia fez uma descoberta que pode ser um passo de gigante para responder a uma das maiores questões em aberto da física: qual é a massa do antineutrino do eletrão? A resposta pode ajudar a pintar um quadro mais completo sobre a evolução do universo.

 

As misteriosas partículas fantasma

 

Os neutrinos e os seus parceiros de antimatéria, os antineutrinos, são conhecidos como "partículas fantasma". São partículas subatómicas incrivelmente pequenas e quase sem massa, que não têm carga elétrica e interagem muito fracamente com a matéria. Esta característica fantasmagórica faz com que biliões delas atravessem o nosso corpo a cada segundo sem que nos apercebamos, tornando a sua deteção e estudo um desafio monumental para a ciência.

 

"A determinação da sua massa seria da maior importância", explica a Professora Anu Kankainen, da Universidade de Jyväskylä. "Compreendê-las pode dar-nos uma imagem melhor da evolução do universo".

 

O desafio de pesar um fantasma

 

Uma das formas de medir a massa do antineutrino é através do estudo do decaimento beta, um processo em que um núcleo atómico se transforma noutro, libertando um eletrão e um antineutrino. A energia total libertada nesta reação é conhecida como o "valor Q".

 

Para os cientistas, o ideal é encontrar um decaimento com um valor Q extremamente baixo. Se a energia total libertada for minúscula, o pequeno contributo da massa do antineutrino torna-se, em proporção, muito mais significativo e, por isso, mais fácil de medir. "Como a massa do antineutrino do eletrão é estimada como sendo pelo menos cinco ordens de magnitude menor que a massa do eletrão, é muito desafiador observar a sua contribuição", afirma o investigador Jouni Ruotsalainen.

 

Uma descoberta recorde na Finlândia

 

A equipa finlandesa, utilizando o sistema de alta precisão JYFLTRAP, focou-se num caso muito particular: o decaimento de um isómero de prata-110 ($^{110m}Ag)paraumestadoespecıˊficodecaˊdmio−110(^{110}$Cd). As medições anteriores sugeriam que este decaimento poderia ser quase impossível.

No entanto, as novas medições de massa de alta precisão revelaram um valor Q positivo de 405±135 eV (eletrão-volts). Segundo o estudo, publicado na revista Physical Review Letters, este é o valor Q mais baixo alguma vez registado para um decaimento beta permitido, um tipo de decaimento que ocorre com maior probabilidade.

 

"Fiquei entusiasmado por ver que o valor Q resultante é positivo e, na verdade, o mais baixo para qualquer transição de decaimento beta permitido descoberto até agora", partilhou Ruotsalainen, conforme detalhado pela Universidade de Jyväskylä.

 

O que se segue para a física de partículas?

 

Esta descoberta transforma a prata-110 num candidato ideal para futuras experiências destinadas a medir diretamente a massa do antineutrino. Os cálculos indicam que, de todas as vezes que o isómero de prata-110 decai, cerca de três em cada milhão seguem este caminho de energia ultra-baixa, com uma meia-vida parcial de 2.2×107 anos.

 

"Com uma meia-vida de cerca de 250 dias para o próprio isómero e a possibilidade de o produzir através da captura de neutrões térmicos na prata-109 estável, torna-se um candidato viável para futuras medições da massa do antineutrino", acrescentou o investigador Marlom Ramalho. A combinação de um decaimento permitido, um valor Q recorde e uma produção relativamente fácil coloca esta descoberta no centro das atenções da física de partículas.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech