
Quem nunca passou pela frustração de um erro a meio da instalação de um novo driver? É um problema comum e a AMD sabe disso. Recentemente, a empresa publicou um artigo de suporte detalhado para ajudar os utilizadores a resolver o infame "Erro 1603", um problema que pode surgir ao tentar instalar pacotes de software da marca no Windows, seja para os drivers do chipset ou para os controladores gráficos. Segundo a Microsoft, este código significa que ocorreu "um erro fatal durante a instalação".
Embora a empresa tenha feito esforços significativos para reduzir este tipo de falhas, por vezes com recurso a ferramentas de IA, os problemas ainda podem acontecer. Para esses momentos, a AMD compilou uma lista de causas e soluções.
Quais as causas do Erro 1603?
A AMD aponta o dedo a vários suspeitos que podem estar na origem deste erro. Entre as causas mais comuns estão conflitos com software e drivers gráficos já existentes, falsos positivos detetados por software de antivírus que bloqueiam a instalação, a ausência de atualizações críticas e importantes do Windows, ficheiros corrompidos do Microsoft Visual C++ Redistributable, ou até chaves de registo e ficheiros de sistema danificados.
As primeiras soluções recomendadas pela AMD
Para resolver o erro 1603, a AMD recomenda um conjunto de passos iniciais que podem solucionar o problema na maioria dos casos. Antes de mais, é crucial garantir que o Windows tem todas as atualizações críticas e importantes instaladas. A empresa sugere também que se descarregue o pacote completo do software AMD Radeon diretamente da sua página oficial de suporte.
Outra recomendação passa por verificar se os programas antimalware estão atualizados e, se necessário, desativá-los temporariamente até a instalação estar concluída. É igualmente importante assegurar que serviços essenciais do Windows, como o serviço Plug and Play, estão a ser executados. Para despistar conflitos de software, a AMD sugere desativar todos os serviços e itens de arranque que não sejam da Microsoft através da Ferramenta de Configuração do Sistema.
E se o problema persistir? Repare os ficheiros do sistema
Se as soluções iniciais não resultarem, o problema pode ser mais profundo. Nesses casos, a AMD aconselha a reparação de ficheiros que possam estar corrompidos. Uma das sugestões é substituir os ficheiros do Microsoft Visual C++ Redistributable, descarregando as versões mais recentes e instalando-as.
Adicionalmente, a empresa recomenda a utilização de ferramentas do próprio Windows para reparar o registo e os ficheiros de sistema. Para isso, deve-se executar o Deployment Image Servicing and Management (DISM) e o System File Checker (SFC). Basta abrir a Linha de Comandos como Administrador e inserir os seguintes comandos, um de cada vez: "DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth" e, de seguida, "SFC /SCANNOW".
O último recurso: pedir ajuda especializada
Se mesmo após estes passos o erro persistir, a AMD sugere a utilização do AMD Cleanup Utility para remover completamente vestígios de instalações anteriores, ou recorrer à ferramenta de resolução de problemas de instalação e desinstalação de programas da Microsoft para remover componentes específicos.
A AMD sabe que nem todos os casos se resolvem com estes passos e, como nota final, pede aos utilizadores afetados que abram um pedido de suporte, anexando o ficheiro de registo para uma análise mais detalhada. Pode encontrar o artigo de suporte completo aqui, no site oficial da AMD.