
A Microsoft deu luz verde à atualização para o Windows 11 24H2 em mais computadores, depois de ter removido um bloqueio de compatibilidade que impedia a sua instalação em sistemas com determinado software de áudio. O problema, que afetava auscultadores e colunas Bluetooth, estava a ser um obstáculo para muitos utilizadores desde dezembro.
Depois de meses de investigação, a empresa encontrou finalmente uma solução, abrindo as portas da mais recente versão do sistema operativo a um leque mais vasto de equipamentos.
O problema que deixava os PCs em silêncio
O bug, reconhecido pela Microsoft em dezembro, afetava especificamente sistemas que utilizavam software de melhoria de áudio da Dirac. A incompatibilidade estava relacionada com o ficheiro cridspapo.dll, um componente do software de processamento de áudio destes dispositivos.
Os utilizadores afetados queixavam-se de que, após a tentativa de atualização, as colunas integradas, colunas Bluetooth e auscultadores deixavam de funcionar. Além disso, as aplicações, tanto do próprio sistema como de terceiros, não conseguiam detetar estes dispositivos de áudio, deixando os computadores em completo silêncio.
A solução chegou via Windows Update
Segundo a página oficial de estado de lançamentos do Windows, o bloqueio à atualização foi removido no passado dia 11 de setembro. A solução passa por uma nova versão do driver de áudio que corrige a incompatibilidade, já disponível através do Windows Update.
A Microsoft recomenda a instalação das atualizações de segurança mais recentes para garantir que o novo driver é aplicado. Para os utilizadores que estavam bloqueados, a oferta de atualização para a versão 24H2 deverá surgir nos próximos dias, sendo que reiniciar o dispositivo poderá acelerar o processo.
Nem todos têm luz verde para atualizar
Apesar da resolução deste problema, a atualização para o Windows 11 24H2 continua bloqueada para alguns equipamentos. A Microsoft mantém outras restrições de compatibilidade ativas para sistemas com drivers de áudio da Intel Smart Sound Technology (SST) incompatíveis, drivers de ofuscação de código da SenseShield Technology, software de personalização de papéis de parede e certas câmaras integradas.