
A funcionalidade Watch Unlock, presente nos smartwatches da Google, já permite há algum tempo desbloquear o telemóvel sem necessitar de PIN, impressão digital ou reconhecimento facial. Esta ferramenta é compatível com todos os modelos, desde o Pixel Watch original até ao mais recente Pixel Watch 4. Agora, a Google prepara-se para expandir esta conveniência, tornando a interação entre o relógio e o telemóvel ainda mais fluida.
A novidade, descoberta pelo site Android Authority através de uma análise à versão beta 25.37.31 dos Google Play Services, chama-se "Aplicações Autorizadas" e promete adicionar uma nova camada de funcionalidade ao sistema de desbloqueio.
O que são as Aplicações Autorizadas?
Atualmente, ao receber uma notificação no relógio, é comum encontrar um botão para "Abrir no telemóvel". Com o novo sistema, tocar neste botão não só irá desbloquear o seu smartphone, como também o levará diretamente para a página ou secção específica dentro da aplicação. Por exemplo, poderá abrir diretamente uma conversa no WhatsApp ou uma mensagem no Google Messages.

As aplicações autorizadas terão permissão para desbloquear o telemóvel diretamente a partir do relógio para dar continuidade a uma atividade. A lista de aplicações permitidas será pré-carregada inicialmente, mas poderá ser gerida nas definições do sistema, permitindo ao utilizador adicionar novas apps ao conceder-lhes permissão.
Uma funcionalidade exclusiva do ecossistema Pixel?
De acordo com a análise do Android Authority, esta funcionalidade poderá ser limitada ao ecossistema de hardware da Google, o que significa que funcionaria apenas num Pixel Watch emparelhado com um telemóvel Pixel, especificamente um Pixel 4a ou mais recente. Ainda não é claro se a Google planeia estender esta novidade a outros relógios com sistema operativo Wear OS.
O novo Google Pixel Watch 4
O Google Pixel Watch 4 foi apresentado há cerca de um mês, juntamente com a série de smartphones Google Pixel 10. Mantém o formato circular e está disponível em dois tamanhos, 41mm e 45mm. O relógio conta com um ecrã "Actua 360", que apresenta uma curvatura física para oferecer uma maior área de visualização.
Uma das grandes novidades é a introdução de comunicações de emergência via satélite nos modelos LTE. Nos Estados Unidos, os preços começam nos 349 dólares para a versão Wi-Fi de 41mm (cerca de 325 euros em conversão direta) e 399 dólares para o modelo de 45mm (cerca de 370 euros). Os valores para Portugal, quando disponíveis, deverão ser superiores devido às taxas aplicadas.