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Cuidado: Nova burla por SMS usa o nome do SNS24 para roubar os seus dados em Seg 15 Set 2025 - 21:52

DJPRMF

pessoa presa por corda de ferro a telefone

 

Uma nova campanha de phishing está a circular em Portugal, utilizando o nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para tentar enganar os cidadãos. A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) emitiu um alerta sobre estas mensagens fraudulentas, que visam roubar dados pessoais e bancários.

A tática, conhecida como smishing, consiste no envio de uma SMS que alega a existência de uma dívida referente a serviços de urgência. Para dar um caráter de urgência, a mensagem impõe um prazo de cinco dias para a liquidação do valor.

 

Como funciona o esquema fraudulento

 

O método utilizado pelos cibercriminosos é simples mas eficaz. A SMS inclui uma ligação que redireciona a vítima para uma página web falsa, que imita a identidade visual do SNS. Nesta página, é apresentada uma referência de multibanco para o suposto pagamento da dívida.

 

Ao clicar para confirmar, o utilizador é levado a preencher um formulário com os seus dados pessoais e, mais grave ainda, os dados do seu cartão bancário, abrindo a porta a possíveis fraudes financeiras. É uma estratégia cada vez mais comum, semelhante a outra nova burla que usa o Cartão Continente para roubar os seus dados bancários por SMS.

 

SNS24 não faz cobranças por SMS

 

É fundamental esclarecer que o SNS24 não envia mensagens de texto para efetuar cobranças de dívidas. A função desta linha é prestar aconselhamento de saúde, realizar encaminhamentos, agendar marcações e fornecer informações aos utentes.

 

mensagem de alerta do governo para sms fraudolenta

 

A entidade responsável pela cobrança de taxas moderadoras ou outros valores em falta é a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Este tipo de comunicação é sempre realizado através de canais oficiais, como carta registada ou notificações formais, e nunca através de uma simples SMS com uma ligação para pagamento imediato.

 

Recebeu esta mensagem? Saiba o que fazer

 

Se receber uma SMS com estas características, a primeira regra é não clicar em nenhuma ligação. Trata-se, com toda a certeza, de uma tentativa de fraude.

Para confirmar a sua situação, utilize sempre os portais oficiais, como o portal do SNS24 ou o portal das Taxas Moderadoras. Em caso de dúvida, a forma mais segura de obter esclarecimentos é ligar diretamente para a linha SNS24 através do número 808 24 24 24.

 

Pode e deve também denunciar a mensagem suspeita no portal do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), ajudando as autoridades a combater este tipo de crime. A SPMS já informou que está a tomar as diligências necessárias junto das entidades competentes para travar esta campanha fraudulenta.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


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