
A aposta da Microsoft na inteligência artificial é inegável, com a marca Copilot a ser integrada em praticamente todos os cantos do Windows e do Office. Agora, a empresa prepara-se para dar mais um passo no sentido de colocar o seu assistente de IA no centro da experiência do utilizador.
A gigante tecnológica confirmou que vai começar a instalar automaticamente a aplicação Microsoft 365 Copilot nos sistemas Windows. Esta medida destina-se aos utilizadores que possuem as aplicações de desktop do Microsoft 365. O processo de implementação terá início em outubro de 2025 e deverá estar concluído em meados de novembro do mesmo ano.
Para que serve esta app e o que muda?
Segundo a empresa, o objetivo é "ajudar os utilizadores do Microsoft 365 a serem mais produtivos, fornecendo um único local para aceder às funcionalidades do Copilot", como pesquisa, chat, agentes de IA, entre outros.
Na prática, após a instalação automática, a aplicação surgirá no Menu Iniciar do Windows. Servirá como um novo ponto de acesso centralizado para todas as experiências que o assistente de inteligência artificial da Microsoft oferece. Para quem já tem a aplicação instalada, não haverá qualquer alteração visível.
Nem todos serão afetados (e há como escapar)
É importante notar que esta alteração não se aplica aos clientes no Espaço Económico Europeu (EEE). Para os restantes mercados, a instalação será ativada por defeito e não exigirá qualquer interação por parte do utilizador.
No entanto, para os administradores de sistemas que não queiram esta instalação automática, a Microsoft providenciou uma forma de a evitar. Para tal, será necessário aceder ao centro de administração do Microsoft 365 Apps, navegar até "Personalização > Configuração do Dispositivo > Definições de Aplicações Modernas" e desmarcar a caixa de verificação "Ativar a instalação automática da aplicação Microsoft 365 Copilot".