
A Google anunciou duas pequenas, mas significativas, melhorias para o Meet e o Calendário que prometem acabar com uma das frustrações mais comuns de quem participa em reuniões online: a caça ao link da videochamada. As novidades estão a ser implementadas para todos os clientes do Google Workspace e também para contas pessoais.
A primeira melhoria vai ser especialmente apreciada por quem utiliza outras aplicações de calendário, como o Outlook da Microsoft. A partir de agora, quando um utilizador do Calendário Google convida alguém para uma reunião no Meet, o link será adicionado diretamente ao campo de localização do evento. Isto significa que já não será necessário vasculhar os detalhes do convite para encontrar o link quando chegar a hora de entrar na chamada.
Para quem não usa o Calendário da Google, o processo continua simples, recebendo um convite por email com as opções de resposta habituais.
Uma integração que funciona nos dois sentidos
Além de facilitar a vida a quem recebe convites, a Google tornou o seu Calendário mais inteligente. A aplicação passa a conseguir detetar automaticamente links do Google Meet em convites que chegam de outras plataformas. Se alguém lhe enviar um convite de outra aplicação de calendário, a plataforma da Google irá identificar o link do Meet na descrição ou no campo de localização e apresentá-lo de forma clara.
Segundo o blog oficial Google Workspace Updates, estas funcionalidades já começaram a ser implementadas, mas poderão demorar até 15 dias a estar visíveis para todos os utilizadores, dependendo do domínio.
Outras novidades recentes no Google Meet
Esta atualização de conveniência junta-se a outras novidades que a Google tem vindo a introduzir para melhorar a experiência no Meet. Recentemente, a plataforma passou a permitir apresentar conteúdo diretamente a partir do feed de uma câmara, uma função útil para partilhar um documento físico ou mostrar um ângulo diferente com uma câmara secundária, com qualidade de até 1080p a 30 FPS.
A funcionalidade de resumos por IA também foi melhorada. O resumo gerado pela inteligência artificial é agora incluído diretamente no email de resumo da reunião, em vez de ser apenas um link para um documento, com os anfitriões a poderem controlar quem recebe estas notas.