
O Tor Project, conhecido mundialmente pelo seu navegador focado na privacidade, acaba de lançar uma nova ferramenta para reforçar a segurança dos utilizadores de Android. Foi disponibilizada na Google Play Store a Tor VPN Beta, uma aplicação de VPN experimental e de código aberto que promete levar a proteção da rede Tor a todas as aplicações do seu telemóvel.
Atenção: Uma versão beta com avisos importantes
Antes de correr para instalar, é crucial notar que a equipa do Tor deixa um aviso claro. Esta é uma versão beta, concebida principalmente para testes e para que a comunidade possa dar o seu feedback. Como tal, algumas funcionalidades ainda não estão completas e existe a possibilidade de ocorrerem fugas de dados. Por este motivo, a aplicação não é recomendada para quem necessita de proteção máxima em situações de alto risco.
Controlo total: Isole cada aplicação na sua própria rota segura
A grande estrela desta VPN é a sua capacidade de encaminhar o tráfego de cada aplicação de forma independente. Isto significa que cada app pode ter o seu próprio circuito na rede Tor, com um endereço de IP de saída distinto, o que dificulta drasticamente o rastreamento da sua atividade entre diferentes serviços. O utilizador tem controlo total e pode escolher quais as aplicações que devem utilizar a rede Tor.
O tráfego é encaminhado através de um sistema robusto de cinco nós — um de entrada, três intermediários e um de saída —, um método semelhante ao que já é utilizado no popular Tor Browser para garantir o anonimato.
Construída para fintar a censura
Para quem vive ou viaja por regiões com forte censura na internet, a Tor VPN Beta inclui ferramentas poderosas. A aplicação vem com pontes (bridges) integradas, como a obfs4, que disfarça o tráfego para que pareça um fluxo de dados aleatório, e a Snowflake, que simula uma chamada de vídeo para iludir os bloqueios. Além disso, os utilizadores podem adicionar mais pontes ou solicitá-las diretamente ao Tor Project.
Uma base mais segura com a tecnologia Arti
A segurança é um pilar fundamental, e esta nova aplicação foi construída sobre o Arti, a implementação mais moderna do Tor, desenvolvida na linguagem de programação Rust. Esta base tecnológica oferece fundações de segurança mais fortes em comparação com as ferramentas mais antigas, baseadas em C. O projeto é de código aberto, com licença BSD 3-Clause, e o seu desenvolvimento pode ser acompanhado no GitLab do Tor Project.