
A Tesla está a planear uma remodelação completa do design dos puxadores das portas dos seus veículos. A decisão surge na sequência de uma investigação de segurança lançada pelas autoridades norte-americanas, após várias queixas de proprietários que ficaram presos dentro ou fora dos seus carros.
Uma falha que pode prender crianças
A Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA) iniciou uma investigação preliminar a cerca de 174.000 veículos Tesla Model Y do ano de 2021. Esta ação foi motivada por nove queixas de proprietários que viram os puxadores eletrónicos exteriores deixarem de funcionar, impedindo o acesso ao veículo. Em alguns casos, os donos foram forçados a partir os vidros para retirar crianças que ficaram presas no interior.
A suspeita principal recai sobre a bateria de baixa voltagem do veículo. A falha desta bateria impede que seja fornecida energia suficiente para os fechos das portas, o que leva à inoperacionalidade dos puxadores sem qualquer aviso prévio.
Um novo design a caminho para simplificar o acesso
Segundo informações avançadas pela Bloomberg, a Tesla está a resolver o problema com uma nova abordagem ao design. Franz von Holzhausen, o chefe de design da empresa há mais de 15 anos, revelou que o objetivo é combinar o sistema de abertura eletrónico com o de abertura manual, que atualmente se encontram em locais distintos e pouco intuitivos.
Esta inconsistência tem sido alvo de críticas, uma vez que a localização da abertura manual de emergência varia consoante o modelo e o ano do carro. Por exemplo, no Model S, a alavanca manual está junto aos interruptores dos vidros nas portas da frente, mas nos bancos traseiros é preciso levantar um tapete para encontrar um cabo de libertação. Já no Model Y, o sistema manual traseiro está escondido atrás de uma pequena tampa no compartimento da porta.
Pressão da China e falhas nos testes de segurança
Embora a empresa não tenha especificado o que motivou a mudança, o momento do anúncio é significativo. Além da investigação da NHTSA, a Tesla enfrenta uma potencial pressão regulatória na China, onde as autoridades consideram proibir os puxadores de porta totalmente ocultos por razões de segurança.
Os críticos argumentam que, apesar de os veículos da Tesla terem bons resultados em testes de colisão, estas avaliações medem a capacidade de sobrevivência a um impacto, mas não avaliam a facilidade com que um ocupante consegue sair do veículo depois de um acidente, especialmente se houver um corte de energia. A unificação dos sistemas de abertura poderá ser um passo crucial para resolver esta lacuna de segurança.