1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » PJ desmantela rede de fraude com criptomoedas que roubou mais de 1 milhão de euros em Portugal
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

PJ desmantela rede de fraude com criptomoedas que roubou mais de 1 milhão de euros em Portugal em Qui 25 Set 2025 - 14:01

DJPRMF

hacker com cara de bitcoin

 

Uma operação internacional de grande escala, que contou com a participação da Polícia Judiciária (PJ), desmantelou uma rede criminosa dedicada a burlas com criptoativos que lesou cidadãos portugueses em mais de um milhão de euros. A ação, que decorreu no passado dia 17 de setembro, foi coordenada entre Portugal, Espanha, Bulgária e Lituânia, com o apoio da Europol e da Eurojust.

 

O esquema de fraude levou à detenção de um suspeito em território nacional, que enfrenta acusações de associação criminosa, branqueamento de capitais e burla qualificada.

 

O esquema: promessas de lucro fácil em falsas plataformas

 

A rede criminosa operava através de páginas de internet fraudulentas, criadas especificamente para seduzir potenciais investidores com a promessa de lucros elevados e rápidos em investimentos de criptomoedas. As vítimas, convencidas de que estavam a realizar um investimento legítimo, transferiam os seus fundos para contas bancárias sediadas na Lituânia.

 

No entanto, o dinheiro nunca era investido. Em vez disso, os valores eram apropriados pelos criminosos e posteriormente dispersos através de um esquema de branqueamento de capitais que envolvia países como Portugal, Espanha, Reino Unido e Bulgária.

 

Operação internacional com resultados em Portugal

 

A investigação culminou numa operação conjunta que, em Portugal, resultou na realização de nove buscas domiciliárias. Foi ainda detido um suspeito em cumprimento de um mandado de detenção europeu. O detido já foi presente ao Tribunal da Relação de Lisboa e aguarda agora o processo de extradição para Espanha, onde a investigação principal tem lugar.

 

Bens de luxo e imóveis apreendidos

 

A ação policial em território nacional permitiu a apreensão de um vasto património. As autoridades confiscaram seis imóveis, três veículos de gama alta, um motociclo e artigos de luxo, incluindo seis relógios e 15 quadros. Foram ainda apreendidos cerca de 20 mil euros em criptoativos.

 

O processo-crime está a cargo do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que continua a investigar a extensão da rede em Portugal.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech