
A equipa da UBports acaba de anunciar o lançamento de uma nova atualização para o seu sistema operativo móvel, o Ubuntu Touch 20.04 OTA-10. Embora seja descrita como uma atualização de manutenção com poucas alterações visíveis, a sua importância reside no que prepara para o futuro da plataforma. A novidade foi partilhada pela UBports no seu blog oficial.
Esta nova versão serve como uma ponte, com o desenvolvimento focado principalmente na transição para uma base de sistema operativo mais recente.
A pensar no futuro: o novo atualizador
A principal estrela desta atualização é a introdução do novo atualizador do Ubuntu Touch. Esta ferramenta foi desenhada para permitir que os utilizadores façam a transição do atual Ubuntu Touch 20.04 para a futura versão 24.04-1.0 assim que esta estiver disponível.
Na prática, o OTA-10 é um passo fundamental para garantir que os dispositivos estão prontos para receber as melhorias e novidades que virão com a próxima grande atualização do sistema operativo.
Novos equipamentos na lista, incluindo o Rabbit R1
Apesar de ser uma atualização focada na transição, o OTA-10 expande a compatibilidade do sistema. A novidade mais notável é a adição de suporte para o Rabbit R1, o peculiar assistente de bolso com inteligência artificial.
Para além deste, a atualização será disponibilizada ao longo dos próximos dias para uma vasta gama de equipamentos, incluindo o Asus Zenfone Max Pro M1, F(x)tec Pro1 X, a família Fairphone 3, 3 Plus e 4, a série Google Pixel 3a, o JingPad A1, o Lenovo Tab M10 HD de 2ª geração, bem como vários modelos da OnePlus, Volla e Xiaomi.
Para os utilizadores que já têm o Ubuntu Touch instalado no canal estável, a atualização OTA-10 irá aparecer automaticamente na secção "Atualizações" dentro das definições do sistema.