1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Baterias de carros elétricos em chamas? China testa sistema que as ejeta em menos de um segundo
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Baterias de carros elétricos em chamas? China testa sistema que as ejeta em menos de um segundo em Sáb 27 Set 2025 - 20:06

DJPRMF

bateria de um carro elétrico

 

Os incêndios em veículos elétricos são um verdadeiro quebra-cabeças para os bombeiros. Embora menos comuns do que nos carros a combustão, quando acontecem, as chamas são notoriamente difíceis de extinguir. O grande culpado é o fenómeno de "fuga térmica" nas baterias de iões de lítio, que pode criar um incêndio autossustentado e quase impossível de apagar com métodos tradicionais.

 

Enquanto um motor a combustão pode ser controlado de forma relativamente rápida com água, uma bateria de um elétrico pode arder durante horas a fio. A pensar neste desafio, uma solução radical está a ser desenvolvida na China, que parece saída de um filme de ação.

 

Uma solução explosiva vinda da China

 

O Centro Técnico e de Investigação de Reparação de Colisões de Veículos da China, em colaboração com a Joyson Electronics, apresentou um conceito que visa cortar o mal pela raiz: um sistema automático que ejeta a bateria do veículo assim que um incêndio é detetado.

 

O mecanismo é impressionantemente rápido. Em menos de um segundo após a deteção de uma fuga de calor descontrolada, o sistema projeta a bateria pela parte inferior do carro. Num vídeo de demonstração, é possível ver o componente a ser lançado a uma distância de três a seis metros. A lógica é simples: ao separar a fonte do incêndio do resto do veículo, protege-se a estrutura do carro e, mais importante, os seus ocupantes, facilitando também o trabalho das equipas de emergência.

 

 

É promissor, mas ainda há um longo caminho a percorrer

 

Apesar de a ideia ser engenhosa, a sua aplicação prática levanta sérias preocupações de segurança. Afinal, estamos a falar de lançar uma bateria em chamas, que pesa centenas de quilos, de forma descontrolada para o ambiente circundante. Isto representa um perigo óbvio para outros veículos, peões e infraestruturas.

 

Os especialistas admitem, no entanto, que o conceito pode ser a base para algo mais sofisticado. Com o auxílio de sensores, câmaras e inteligência artificial, seria possível criar um sistema que avalia o ambiente ao redor do carro antes de ejetar a bateria, controlando a força e a direção do lançamento para um local seguro.

Para já, esta tecnologia está numa fase inicial. Contudo, com o mercado dos veículos elétricos em constante crescimento, é de esperar que surjam cada vez mais soluções inovadoras – e talvez um pouco excêntricas – para resolver os desafios únicos que esta nova era da mobilidade nos apresenta.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech