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Condução assistida na Europa ganha fôlego: Autopilot com menos restrições em Sáb 27 Set 2025 - 20:32

DJPRMF

condução autonoma

 

Boas notícias para quem utiliza sistemas de condução assistida na Europa. As regras que, até agora, limitavam bastante a experiência de utilização de tecnologias como o Autopilot da Tesla foram finalmente atualizadas, prometendo tornar as viagens mais fluidas e menos intrusivas.

 

Até agora, a regulamentação europeia para os sistemas de assistência à condução (DCAS) era vista como uma das mais restritivas, impedindo que os condutores no velho continente tivessem acesso às mesmas funcionalidades disponíveis noutras partes do mundo. Com estes ajustes, a Europa dá um passo em frente, aproximando-se de uma experiência de condução semiautónoma mais avançada.

 

O que muda na prática para os condutores?

 

As alterações, partilhadas na rede social X, focam-se em três áreas principais que vão ter um impacto direto na forma como interagimos com o carro. A primeira grande novidade é a permissão para mudanças de via automáticas em autoestradas, como em ultrapassagens, sem que o condutor precise de iniciar a manobra manualmente.

 

Além disso, acabaram-se os lembretes constantes para colocar as mãos no volante quando o veículo segue na mesma via, uma das queixas mais comuns dos utilizadores. Por fim, os sistemas ganham mais margem de manobra em curvas. O limite de força lateral foi flexibilizado, permitindo que o sistema o ultrapasse temporariamente para manter o controlo em curvas mais apertadas, evitando que se desative abruptamente.

 

Europa ainda com o pé no travão

 

Apesar deste avanço significativo, é importante notar que a Europa continua a adotar uma postura cautelosa. Estas novas regras não representam uma luz verde para a implementação total de sistemas de condução autónoma, como o FSD (Full Self-Driving) da Tesla.

 

Funcionalidades mais ambiciosas, como chamar o carro de forma autónoma a partir de um lugar de estacionamento, continuam bastante limitadas, funcionando apenas a uma distância de poucos metros. A autonomia total ainda é um horizonte distante nas estradas europeias.

 

Proteção dos consumidores ou protecionismo da indústria?

 

A abordagem lenta e gradual da Europa tem gerado debate. Por um lado, é vista como uma medida prudente para proteger os consumidores de tecnologias que ainda estão em evolução e podem apresentar riscos. A segurança é, sem dúvida, a principal prioridade.

 

Por outro lado, há quem veja nesta cautela uma forma de protecionismo. Ao abrandar a implementação de tecnologias onde empresas estrangeiras, como a Tesla, estão mais avançadas, a Europa pode estar a dar tempo aos seus próprios fabricantes para desenvolverem sistemas concorrentes e não ficarem para trás nesta corrida tecnológica.



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