
Num mercado saturado de smartphones que seguem as mesmas tendências, a Sony continua a remar contra a maré com o seu novo topo de gama, o Xperia 1 VII. Com um preço a rondar os 1.500 euros, este não é um telemóvel para as massas, mas sim uma ferramenta de nicho, cuidadosamente desenhada para os entusiastas e profissionais da fotografia que exigem controlo total sobre a imagem.
Uma câmara profissional que exige um fotógrafo à altura
Quem investe no Sony Xperia 1 VII procura, acima de tudo, uma qualidade de imagem de excelência, e a promessa da fabricante japonesa é cumprida. No entanto, há um aviso importante: para extrair o máximo potencial deste equipamento, é essencial ignorar o modo automático. A verdadeira magia acontece quando se exploram os controlos manuais, permitindo ajustes precisos que o colocam acima da concorrência de topo.
O sistema de câmaras é composto por uma configuração tripla: um sensor principal de 48 MP, uma lente ultra grande angular também de 48 MP e uma teleobjetiva de 12 MP com um impressionante zoom ótico de até 7.1x. Para facilitar a vida aos fotógrafos, a Sony mantém o botão de disparo dedicado na lateral, uma característica que já é imagem de marca da linha Xperia 1.
Um design que rema contra a maré (para o bem e para o mal)
A filosofia distinta da Sony é visível em todo o design do Xperia 1 VII. Com 197 gramas, é surpreendentemente leve para um dispositivo de 6,5 polegadas. A construção é robusta, oferece uma boa aderência e conta com certificação IP68 de resistência à água e poeira.
Contrariando a tendência de ecrãs infinitos, a Sony optou por manter margens superiores e inferiores mais pronunciadas, uma decisão que o distingue visualmente dos seus rivais. Outro ponto fora da curva para um topo de gama é o armazenamento interno de apenas 256 GB. No entanto, a marca compensa com uma característica que é hoje uma raridade: a possibilidade de expandir o armazenamento até 2 TB através de um cartão microSD. O slot, que também aloja o cartão SIM, pode ser aberto sem necessidade de ferramentas.
A aposta em funcionalidades "exóticas" não fica por aqui. O Xperia 1 VII mantém a tradicional entrada para auscultadores de 3.5mm, oferecendo uma qualidade de áudio de alta fidelidade para quem utiliza auscultadores ou colunas externas de qualidade.
Conectividade de topo com um senão polémico
A porta USB-C do smartphone oferece velocidades USB 3.1 Gen.1, atingindo nos testes uns respeitáveis 316,5 Mbps, e permite a transmissão de vídeo para monitores ou televisores via HDMI ou DisplayPort.
Contudo, a Sony guardou uma surpresa que está a gerar controvérsia. A funcionalidade que permite usar o telemóvel como um monitor externo para as câmaras da marca, através da aplicação Monitor & Control, passou a estar protegida por uma subscrição. Quem quiser tirar partido desta ferramenta terá de pagar uma mensalidade de 4,99 euros pelo plano "Básico", uma decisão que pode não agradar ao público-alvo que a empresa tanto quer cativar.