
A Meta, empresa-mãe do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou uma nova fase de testes para o Instagram que promete colocar os Reels no centro de toda a experiência. A empresa revelou que vai começar a testar uma interface focada neste formato de vídeo curto para um número limitado de utilizadores na Índia, um dos seus mercados mais vibrantes.
A decisão surge em resposta a um dado impressionante: os utilizadores partilham Reels com os amigos através de mensagens diretas (DMs) cerca de 4,5 mil milhões de vezes por dia. Com este teste, a Meta pretende capitalizar a enorme popularidade do formato.
Uma experiência centrada nos Reels
Para os utilizadores indianos selecionados para este ensaio, a aplicação móvel do Instagram abrirá diretamente no feed dos Reels. No entanto, as Stories continuarão a ter um lugar de destaque no topo do ecrã, garantindo um acesso fácil e rápido.

A navegação também foi repensada. As DMs tornam-se mais acessíveis, ficando a apenas um deslizar de distância na barra de navegação, permitindo uma consulta rápida das conversas a partir de qualquer ponto da aplicação. Adicionalmente, será introduzido um novo separador "A Seguir" (Following) na barra principal, que se divide em três secções: "Tudo", com uma mistura de publicações e Reels recomendados das contas que segue; "Amigos", com conteúdo de quem o segue de volta; e "Mais Recente", que apresentará as publicações e Reels em ordem cronológica.

Navegação simplificada para todos
Embora a experiência totalmente imersiva nos Reels esteja, para já, limitada à Índia, a Meta confirmou que uma simplificação da navegação será implementada globalmente em breve. Nesta futura atualização, as DMs passarão para o centro da barra de navegação, facilitando o acesso. Consequentemente, o ícone dos Reels será movido para o segundo separador.
Outra novidade importante é que, após esta alteração, será possível deslizar entre todos os separadores da barra, tornando a transição entre os diferentes espaços da aplicação mais fluida e intuitiva. O sucesso do teste na Índia será crucial para determinar se a experiência focada nos Reels será expandida para outros países.