
Parece que a Samsung reencontrou o seu ritmo, com as previsões para o terceiro trimestre de 2025 a apontarem para um desempenho financeiro robusto. Após alguns trimestres mais complicados, onde a divisão de semicondutores pesou nos resultados, a gigante sul-coreana prepara-se para anunciar um lucro operacional superior a 7,3 mil milhões de dólares, o equivalente a cerca de 6,9 mil milhões de euros.
As estimativas dos analistas, partilhadas pelo site etnews.com, indicam que as receitas da empresa deverão aproximar-se dos 59 mil milhões de dólares (cerca de 56 mil milhões de euros). Este valor representa um crescimento face aos 57 mil milhões de dólares registados no mesmo período do ano passado, que resultaram num lucro de 7,3 mil milhões de dólares.
Semicondutores são o grande motor da recuperação
O principal responsável por esta reviravolta positiva é, sem dúvida, a divisão de semicondutores. Depois de acumular perdas significativas devido à baixa utilização da sua capacidade produtiva, o cenário inverteu-se. Prevê-se que o défice desta unidade seja reduzido em quase 50% neste trimestre.
Este crescimento sustentado é fruto de um aumento nas encomendas de fundição, bem como de um maior volume de pedidos de chips de memória de alta largura de banda (HBM), que contribuíram para uma maior rentabilidade. A melhoria nos preços de venda de produtos de memória mais antigos também deu um contributo importante para estes resultados positivos.
Divisão móvel continua a ser uma máquina de fazer dinheiro
A divisão de dispositivos móveis da Samsung tem sido uma fonte consistente de lucros e o terceiro trimestre de 2025 não será exceção. As previsões apontam para que o lucro operacional desta área ultrapasse os 2,5 mil milhões de dólares (aproximadamente 2,37 mil milhões de euros), um valor consideravelmente superior aos 2,02 mil milhões de dólares registados no mesmo trimestre de 2024.
O desempenho estelar dos seus mais recentes telemóveis dobráveis, o Galaxy Z Fold 7 e o Z Flip 7, é apontado como o principal catalisador para este sucesso. A Samsung deverá apresentar oficialmente os seus resultados financeiros consolidados para o terceiro trimestre de 2025 no final do mês de outubro.