
A Microsoft prepara-se para começar a instalar automaticamente um novo conjunto de aplicações nos dispositivos com Windows 11 que tenham os clientes de desktop do Microsoft 365. Se é o seu caso, prepare-se para receber novas ferramentas integradas diretamente no seu sistema operativo, quer queira, quer não.
De acordo com a empresa, este conjunto de "aplicações complementares" inclui as ferramentas Pessoas, Ficheiros e Calendário, todas elas com integração do Copilot para assistência contextual através de inteligência artificial.
Novas aplicações a caminho do seu PC
O objetivo destas aplicações, que se integram na barra de tarefas do Windows 11, é simplificar as rotinas diárias, ajudando os utilizadores a manterem-se focados, a reduzir a alternância entre diferentes janelas e a concluir tarefas mais depressa.
"Com a integração do Copilot, os utilizadores podem basear os seus pedidos no contexto certo - seja um ficheiro partilhado, uma reunião ou um colaborador. Esta integração permite aos utilizadores pôr a conversa em dia, resumir e tomar ações de forma mais eficiente", explicou a empresa numa atualização no centro de mensagens do Microsoft 365.
O processo de instalação automática está previsto para começar no final de outubro de 2025 e deverá estar concluído até ao final de dezembro de 2025. A Microsoft também aconselhou os administradores de TI a informarem os seus utilizadores sobre esta mudança.

Um pormenor importante é que estas novas aplicações serão iniciadas automaticamente com o arranque do sistema. Em documentos de suporte, a Microsoft justifica que esta medida garante que as aplicações "mostrem resultados relevantes assim que os utilizadores as abrem". No entanto, quem preferir pode desativar o arranque automático nas definições de cada uma das aplicações.
Como impedir a instalação automática?
Para os administradores de sistemas que não queiram que estas aplicações sejam instaladas automaticamente nos computadores da sua organização, a Microsoft disponibilizou uma forma de o evitar. O processo é feito através do centro de administração de aplicações do Microsoft 365, seguindo estes passos:
Iniciar sessão no centro de administração do Microsoft 365 Apps com uma conta de administrador.
Navegar para Personalização > Configuração do Dispositivo > Definições de Aplicações Modernas.
Selecionar "Aplicações complementares do Microsoft 365" e desmarcar a opção "Ativar a instalação automática de aplicações complementares do Microsoft 365".
Uma estratégia focada na Inteligência Artificial
Esta medida faz parte de um esforço mais vasto da Microsoft para expandir o alcance das suas ferramentas de IA a um maior número de clientes. Recentemente, a empresa também anunciou a chegada do Copilot Chat ao Word, Excel, PowerPoint e outras aplicações do Office para clientes empresariais.
Além disso, a gigante tecnológica notificou os administradores que iria começar a instalar à força a aplicação principal do Microsoft 365 Copilot no início de outubro em dispositivos Windows fora do Espaço Económico Europeu, consolidando a sua estratégia de integrar o assistente de inteligência artificial em todo o seu ecossistema.