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Ataque à WestJet: Dados de 1,2 milhões de clientes, incluindo passaportes, foram roubados em Qui 2 Out 2025 - 12:30

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WestJet

 

A companhia aérea canadiana WestJet confirmou que um ataque informático, inicialmente divulgado em junho, resultou no roubo de dados pessoais de aproximadamente 1,2 milhões de clientes. A investigação, concluída a 15 de setembro, revelou que informações sensíveis, como documentos de identificação e passaportes, foram comprometidas.

 

A WestJet é uma das maiores companhias aéreas da América do Norte, transportando mais de 25 milhões de passageiros anualmente. O incidente, que ocorreu a 13 de junho, causou perturbações nos sistemas internos e deixou a aplicação da empresa temporariamente indisponível.

 

Que dados foram comprometidos?

 

Numa notificação de violação de dados enviada aos clientes afetados, a WestJet detalhou as informações que foram acedidas pelos atacantes. A lista varia de pessoa para pessoa, mas pode incluir:

 

  • Nome completo

  • Data de nascimento

  • Morada postal

  • Documentos de viagem, como passaporte ou cartão de cidadão

  • Pedidos de alojamento especiais

  • Reclamações apresentadas

  • Dados do programa de fidelização WestJet Rewards (ID, pontos, etc.)

  • Informações relacionadas com os cartões de crédito WestJet RBC Mastercard.

 

A empresa fez questão de sublinhar que dados financeiros críticos, como números de cartão de crédito ou débito, datas de validade, códigos CVV ou palavras-passe dos utilizadores, não foram comprometidos durante o ataque.

 

Engenharia social foi a porta de entrada

 

O método utilizado pelos hackers foi surpreendentemente simples e eficaz. Através de técnicas de engenharia social, conseguiram levar um funcionário a repor a sua palavra-passe, o que lhes deu acesso à rede da empresa através do serviço Citrix. Uma vez dentro, os atacantes conseguiram comprometer as redes Windows e a infraestrutura na nuvem da Microsoft.

 

Embora não haja uma atribuição oficial, o incidente ocorreu numa altura em que o grupo de cibercriminosos Scattered Spider intensificava os seus ataques contra o setor da aviação.

 

A resposta da WestJet e os próximos passos

 

A WestJet afirma estar a trabalhar com especialistas técnicos para determinar a extensão total do incidente e que o FBI está envolvido na investigação. A companhia aérea alerta os clientes que receberam a notificação para informarem outras pessoas que possam ter viajado na mesma reserva, pois os seus dados também podem ter sido expostos.

 

Para mitigar os riscos, a empresa está a oferecer aos clientes afetados dois anos de serviços gratuitos de proteção e monitorização contra roubo de identidade. A WestJet assegura ainda que tomou as medidas adequadas para evitar que incidentes semelhantes voltem a acontecer no futuro.



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