
O Microsoft Excel, a icónica folha de cálculo que faz parte do dia a dia de milhões de pessoas, celebrou o seu 40.º aniversário em setembro de 2025. Para assinalar a data, a Microsoft não lançou fogo de artifício, mas sim um conjunto de cinco novas funcionalidades que reforçam a aposta na Inteligência Artificial, espalhadas pelas versões para Windows, web e iOS.
As novidades focam-se em automatizar tarefas e facilitar a manipulação de dados, com o assistente Copilot a assumir um papel cada vez mais central na experiência de utilização.
Excel na web ganha modo de agente e função Copilot
O Excel para a web foi o que recebeu mais novidades, com duas melhorias exclusivas para os utilizadores do programa "Frontier". Este programa destina-se a empresas e indivíduos que adotam rapidamente as novas tecnologias de IA para acelerar o seu crescimento.
A primeira grande novidade é o "Agent Mode", um modo de agente com IA para o Excel, que permite automatizar tarefas complexas utilizando as funcionalidades nativas do programa. Esta ferramenta, disponível através das subscrições Microsoft 365 Copilot, Family e Personal, chegará em breve também à versão para Windows.
Além disso, foi introduzida a função COPILOT(), que facilita a manipulação de dados através de comandos de linguagem natural. Esta função já tinha sido disponibilizada em agosto para os utilizadores Insiders no Windows e Mac.
Fórmulas automáticas e mais Python para Windows
Para os utilizadores do sistema operativo da Microsoft, a IA também traz novidades úteis. O Excel passa a contar com a conclusão automática de fórmulas. Assim que o utilizador insere o símbolo "=", a inteligência artificial sugere a fórmula mais adequada para a tarefa em questão, simplificando a análise de dados.
Os programadores que utilizam Python no Excel também não foram esquecidos. Os Windows Insiders têm agora acesso a um novo Editor de Inicialização de Python, que permite personalizar o arranque do ambiente de programação na folha de cálculo. Esta função é especialmente útil para quem precisa de importar bibliotecas ou executar código repetitivo sempre que inicia um novo projeto.
iOS com pré-visualizações inteligentes
Por fim, os utilizadores do Excel em dispositivos iOS que participam no programa Insider receberam uma funcionalidade que promete poupar tempo. A aplicação passa a contar com pré-visualizações de ficheiros potenciadas pelo Copilot. Como o nome sugere, esta ferramenta gera resumos inteligentes do conteúdo de um ficheiro antes mesmo de o abrir.
A Microsoft continua a apostar na integração da IA para tornar o Excel uma ferramenta cada vez mais poderosa e intuitiva. Os utilizadores podem enviar o seu feedback à Microsoft sobre estas e outras funcionalidades através do portal dedicado.