1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Microsoft lança Agent Framework para unificar e potenciar a criação de IA
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft lança Agent Framework para unificar e potenciar a criação de IA em Qui 2 Out 2025 - 19:16

DJPRMF

Microsoft logo

 

A Microsoft anunciou uma nova ferramenta para programadores que promete simplificar a criação de sistemas de inteligência artificial complexos: o Microsoft Agent Framework. Este novo SDK (kit de desenvolvimento de software) de código aberto foi desenhado para construir sistemas inteligentes com múltiplos agentes, tanto em .NET como em Python.

 

A gigante de Redmond posiciona esta novidade como a próxima geração de duas das suas ferramentas mais populares, o Semantic Kernel e o AutoGen. O objetivo é combinar a simplicidade do AutoGen na orquestração de vários agentes com a robustez do Semantic Kernel na gestão, telemetria e segurança.

 

O que são e o que fazem os agentes de IA?

 

Para quem não está familiarizado com os termos mais recentes no mundo da inteligência artificial, um agente pode ser visto como uma entidade autónoma, alimentada por modelos de linguagem (LLMs). Estes "trabalhadores digitais" conseguem processar informações, tomar decisões, utilizar outras ferramentas e gerar respostas de forma independente. Essencialmente, são capazes de realizar tarefas mais complexas de uma só vez antes de apresentarem o resultado final.

Com o novo Agent Framework, estes agentes podem ser melhorados com gestão de estado, fornecedores de contexto para memória e middleware para intercetar e gerir as suas ações.

 

Juntar o melhor de dois mundos e adicionar novidades

 

A nova framework da Microsoft não se limita a fundir tecnologias existentes. Introduz capacidades que estavam ausentes nos seus antecessores, como fluxos de trabalho baseados em gráficos, a capacidade de criar pontos de controlo (checkpointing) para maior fiabilidade e suporte para intervenção humana durante os processos.

 

Uma das capacidades centrais são os "Workflows" (fluxos de trabalho). Trata-se de orquestrações gráficas que ligam vários agentes e funções para executar tarefas complexas com múltiplos passos. Estes fluxos de trabalho suportam lógica condicional e vários padrões de organização dos agentes, seja de forma sequencial, concorrente ou com passagem de tarefas entre eles.

 

Foco no mundo empresarial e futuro open-source

 

A pensar nas empresas, a Microsoft desenhou a nova framework para se integrar com outras soluções, como o Foundry SDK, o MCP SDK, o A2A SDK e os agentes do M365 Copilot. A empresa afirmou que o objetivo é juntar "a inovação da investigação e a prontidão empresarial numa única base de código aberto".

 

O Microsoft Agent Framework já se encontra em versão de pré-visualização pública. A Microsoft incentiva a comunidade de programadores a experimentar e a partilhar feedback e problemas através do repositório no GitHub, garantindo que o espírito de código aberto se manterá nas futuras atualizações. Para os interessados, a documentação oficial já está disponível para consulta.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech