
A Meta anunciou uma mudança significativa na forma como personaliza a experiência nas suas plataformas. A partir de 16 de dezembro de 2025, as interações dos utilizadores com a Meta AI vão ser usadas para moldar os anúncios e conteúdos visualizados no Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger.
Esta estratégia visa aprofundar a integração da sua assistente de inteligência artificial, que já conta com mais de mil milhões de utilizadores mensais, no seu principal modelo de negócio, que depende em cerca de 98% da publicidade.
Como vai funcionar esta personalização?
Na prática, as suas conversas com a Meta AI, seja por texto ou por voz, vão influenciar diretamente o que lhe é apresentado. Por exemplo, se conversar com a assistente sobre planos para fazer caminhadas, é muito provável que comece a ver recomendações de grupos sobre o tema, publicações de outros utilizadores relacionadas e, claro, anúncios a equipamentos de caminhada.
Esta abordagem permite à empresa ir além dos sinais tradicionais, como os gostos em páginas ou publicações, para criar um perfil de interesses mais detalhado e, consequentemente, apresentar publicidade mais direcionada.

A privacidade em jogo
A notícia levanta, como seria de esperar, questões sobre a privacidade dos utilizadores. A Meta garante que temas considerados sensíveis, como orientações religiosas, sexuais ou políticas, estado de saúde, origem racial ou filiação sindical, não serão utilizados para segmentar anúncios.
É importante notar que, embora as conversas no WhatsApp sejam protegidas por encriptação ponto-a-ponto, o mesmo nível de proteção não é aplicado por defeito nas mensagens do Instagram e do Messenger.
O controlo fica (em parte) do seu lado
A empresa salienta que os utilizadores mantêm algum controlo sobre esta partilha. A personalização entre as diferentes aplicações está interligada através do Centro de Contas, onde é possível desativar a partilha de dados entre as plataformas.
Adicionalmente, os utilizadores podem aceder às suas "Preferências de Anúncios" e outros controlos do feed para ajustar, a qualquer momento, o tipo de conteúdo e publicidade que lhes é mostrado.
A informação foi detalhada num comunicado publicado no site oficial da Meta, onde a empresa enquadra a mudança como uma forma de melhorar as recomendações e a relevância da experiência para cada pessoa.