
A Google parece nunca estar satisfeita com o design das suas plataformas e, depois de ter modernizado a aplicação para Android TV, vira agora as suas atenções para a experiência nos telemóveis. O YouTube está a experimentar uma nova interface na sua aplicação móvel que, apesar de subtil, já está a gerar discussão entre os utilizadores.
As mudanças, que ainda se encontram em fase de testes e não estão disponíveis para todos, procuram reorganizar a informação por baixo dos vídeos para uma experiência mais limpa e direta.
Pequenas mudanças com grande impacto
Numa primeira análise, as alterações podem passar despercebidas, mas um olhar mais atento revela as intenções da Google. O título do vídeo e a imagem de perfil do canal ganham um novo destaque no topo, embora isto signifique que há menos espaço para títulos mais longos. O nome do canal passa também a apresentar o nome de utilizador real (com o símbolo @), uma medida que poderá ajudar a combater a usurpação de identidade por canais falsos.
Logo abaixo, os botões de ação como "Gosto", "Partilhar" e "Transferir" abandonam o texto e passam a ser representados apenas por ícones. Esta abordagem mais minimalista permite uma melhor organização, evitando que algumas opções fiquem escondidas fora do ecrã, como acontece atualmente em alguns dispositivos.

Shorts geram críticas entre os utilizadores
Se as alterações na página principal dos vídeos parecem ser uma melhoria, o mesmo não se pode dizer da secção dos Shorts. Aqui, as reações têm sido bastante mais negativas. A Google redesenhou os botões de interação, tornando-os mais pequenos.
Curiosamente, e ao contrário do que acontece nos vídeos longos, estes botões mais pequenos mantêm o texto a acompanhar o ícone. Vários utilizadores que tiveram acesso a esta versão de teste, segundo partilhas no Reddit, queixam-se de que os botões se tornaram demasiado pequenos e difíceis de premir.
Como se trata de uma fase de testes, é natural que a Google ainda faça ajustes com base no feedback recebido antes de lançar o novo design para todos. No entanto, numa plataforma com milhares de milhões de utilizadores, é garantido que qualquer mudança irá sempre gerar opiniões divididas. Recorde-se que, recentemente, o YouTube também introduziu a opção de reprodução a 4x de velocidade para os subscritores do serviço Premium.