
A Tesla acaba de lançar uma série de atualizações para os seus populares Model 3 e Model Y, focando-se em melhorias funcionais e, mais importante para muitos condutores, um aumento significativo da autonomia graças a novas baterias. As novidades já se encontram disponíveis no configurador da marca, sem qualquer alteração nos preços.
Tesla ouve os clientes: a manete dos piscas está de volta
Numa decisão que será certamente aplaudida por muitos, a Tesla reintroduziu a tradicional manete dos piscas no Model 3. A marca cede assim às críticas dos clientes que consideravam a operação através dos botões no volante pouco intuitiva e prática. Esta alteração alinha o Model 3 com as mais recentes versões do Model Y (com o nome de código Juniper), que já tinham recuperado este componente essencial.
Além do regresso da manete, o Model 3 recebe também uma nova câmara frontal. Este novo componente vem equipado com um sistema de lavagem e um elemento de aquecimento integrado, uma solução inteligente para impedir que a lente fique embaciada ou congelada em condições climatéricas adversas.
Mais quilómetros por carregamento: as novas baterias em detalhe
A atualização mais substancial está, no entanto, debaixo do capô. Todas as variantes do Model 3 foram equipadas com novas baterias que possuem uma maior densidade celular. Embora a Tesla não tenha revelado os detalhes técnicos sobre a capacidade, o resultado prático é um considerável aumento na autonomia.
A versão de entrada do Model 3, com tração traseira, passa a oferecer 520 km de autonomia, valor que sobe para 554 km com as jantes de 18 polegadas. Já o Model 3 Long Range com tração traseira vê a sua autonomia disparar de 702 km para uns impressionantes 750 km.
A versão Long Range com tração integral não fica para trás e alcança agora os 716 km, enquanto o modelo Performance também regista um aumento significativo, passando de 528 km para 571 km.
Model Y também recebe novidades e preços mantêm-se
O Model Y não foi esquecido, embora as melhorias na bateria se limitem, para já, à variante "Long Range All-Wheel Drive". Este modelo passa agora a contar com uma autonomia estimada de 629 km, um ganho notável face aos anteriores 586 km.
Todas estas alterações já se encontram visíveis no configurador oficial da Tesla, e a melhor parte é que a marca decidiu não aumentar os preços, mantendo os valores praticados anteriormente para toda a gama.