
Até agora, a sua conta de WhatsApp estava irremediavelmente ligada ao seu número de telemóvel. No entanto, essa realidade está prestes a mudar, com a aplicação a preparar-se para introduzir o suporte a nomes de utilizador, uma funcionalidade há muito aguardada. A mais recente novidade é a descoberta de um sistema que permitirá reservar o seu nome de utilizador preferido.
Desde o seu lançamento em 2009, o WhatsApp tem-se diferenciado por usar exclusivamente números de telemóvel para registo e ligação entre contactos. Enquanto aplicações rivais como o Telegram já suportam nomes de utilizador há bastante tempo, a plataforma da Meta manteve-se fiel à sua fórmula original. Agora, parece estar finalmente a preparar-se para apanhar o comboio da modernização.
O que esperar dos nomes de utilizador
As primeiras pistas sobre esta mudança surgiram em junho, quando o site especializado WABetaInfo detetou no código da aplicação algumas das regras base que irão governar a criação destes novos identificadores. Para garantir uma estrutura clara e evitar confusões, a plataforma vai impor algumas diretrizes.
Os nomes de utilizador não poderão começar por "www.", de modo a não induzir os utilizadores em erro, fazendo-os pensar que se trata de um site oficial. Além disso, será obrigatório que contenham pelo menos uma letra, evitando assim nomes compostos apenas por números ou símbolos. Os caracteres permitidos serão limitados a letras minúsculas (de a a z), números (de 0 a 9), pontos finais e underscores.

Reserve já o seu lugar na fila
A mais recente descoberta do WABetaInfo aponta para um passo ainda mais concreto: uma nova ligação nas Definições da aplicação que permitirá aos utilizadores reservar o nome de utilizador desejado antes do lançamento oficial. Esta abordagem estratégica permitirá que, mesmo com uma implementação faseada, os utilizadores possam garantir o seu nome preferido e, mais importante, evitar possíveis tentativas de usurpação de identidade.
Apesar de a Meta ainda não ter confirmado oficialmente a funcionalidade, o que significa que não há uma data de lançamento concreta, a preparação de um sistema de reserva de nomes é um forte indicador de que a novidade poderá chegar mais cedo do que se pensa.