1. TugaTech » Software » Noticias de Software » EA alia-se à criadora do Stable Diffusion para acelerar o desenvolvimento de jogos com IA
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

EA alia-se à criadora do Stable Diffusion para acelerar o desenvolvimento de jogos com IA em Dom 26 Out 2025 - 11:52

DJPRMF

EA e Stability

 

A Electronic Arts (EA) anunciou uma nova e importante parceria com a Stability AI, a empresa por trás do popular gerador de imagens de inteligência artificial Stable Diffusion. O objetivo, segundo o comunicado oficial, é "co-desenvolver modelos de IA, ferramentas e fluxos de trabalho transformadores" que prometem acelerar o processo de criação de videojogos, mantendo a qualidade a que os jogadores estão habituados.

 

Pincéis mais inteligentes para os criativos

 

A colaboração entre as duas gigantes tecnológicas visa, numa fase inicial, otimizar a criação de texturas e outros recursos visuais dentro dos jogos. Steve Kestell, Diretor de Arte Técnica da EA SPORTS, descreve a iniciativa de forma simples: "Uso o termo pincéis mais inteligentes. Estamos a dar aos nossos criativos as ferramentas para expressarem o que querem."

 

Com estas novas ferramentas, a EA espera gerar materiais de Renderização Baseada na Física (PBR), criando texturas 2D que mantêm uma precisão exata de cor e iluminação em qualquer ambiente de jogo. Além disso, a empresa planeia usar a IA para "pré-visualizar ambientes 3D completos a partir de uma série de instruções intencionais, permitindo que os artistas dirijam criativamente a geração de conteúdo", conforme detalhado pela EA no seu site oficial. Embora a Stability AI seja mais conhecida pelo seu gerador de imagens, a empresa também possui ferramentas para a criação de modelos 3D, o que torna esta parceria uma escolha natural.

 

A corrida à IA na indústria dos videojogos

 

A aposta da EA na inteligência artificial não é um caso isolado e reflete uma tendência crescente na indústria dos videojogos. Vários executivos de topo têm vindo a público defender a adoção desta tecnologia. Strauss Zelnick, diretor da Take-Two (editora de Grand Theft Auto), afirmou recentemente que a IA generativa "não irá reduzir o emprego, irá aumentá-lo", argumentando que a tecnologia aumenta a produtividade e, consequentemente, o crescimento económico.

 

Outras empresas, como a Krafton, editora de PUBG: Battlegrounds, foram ainda mais longe, anunciando planos para se tornarem numa empresa focada primeiramente em IA. A própria Microsoft já desenvolveu ferramentas de IA para a prototipagem de jogos e assistentes como o Gaming Copilot.

 

No entanto, as motivações da EA podem também ter um cariz financeiro mais premente. A empresa encontra-se a meio de um processo para se tornar numa entidade privada, uma transição que a deixará com vários milhares de milhões em dívidas. A otimização de custos através da inteligência artificial poderá ser uma das estratégias da EA para garantir a sua sustentabilidade durante este período de mudança.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech