1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Falsos lucros vão custar 100 milhões à Dell
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Falsos lucros vão custar 100 milhões à Dell em Dom 25 Jul 2010 - 22:33

DJPRMF

Responder Dell
A Dell chegou finalmente a um acordo com o organismo norte-americano que regula o mercado de valores mobiliários, por via do qual terá de pagar 100 milhões de dólares (cerca de 77 milhões de euros).

A este valor somam-se as quantias a entregar por antigos directores da empresa e pelo actual chairman e CEO, Michael Dell - que acordou no pagamento de 4 milhões de dólares (cerca de 3 milhões de euros), mas mantém as funções na empresa.

O acordo vem pôr fim a um processo que se arrastava há cinco anos, altura em que a fabricante começou a ser investigada por prestar declarações falsas nas comunicações à Securities and Exchange Comission (SEC) - que desempenha funções semelhantes à CMVM portuguesa.

Em causa está o recurso a pagamentos feitos pela Intel - que serviam para "comprar" a exclusividade do uso dos seus processadores - para aumentar os lucros apresentados pela Dell.

De acordo com as conclusões a que chegou a SEC, os valores pagos pela Intel eram indevidamente incluídos nos lucros da Dell. Era este valor, apurado de forma irregular, que era comunicado à entidade reguladora, violando assim os deveres de informação a que a empresa se encontra vinculada por estar cotada em bolsa.

A manipulação dos valores ocultava os pagamentos recebidos por parte da Intel e servia ainda para garantir à Dell que o seu crescimento trimestral correspondia às expectativas dos analistas.

Nem a empresa nem o CEO admitiram ou negaram os factos que lhes são imputados, mas comprometeram-se a tomar medidas para melhorar os seus procedimentos de informação ao mercado, onde se inclui a contratação de uma consultora externa.

Num comunicado emitido pela empresa, esta afirma que o acordo salvaguarda os "melhores interesses da companhia, clientes e accionistas" e reafirma o seu apoio unânime a que a liderança se mantenha nas mãos de Michael Dell.

Para além do presidente, foram implicados no processo mais quatro antigos responsáveis das áreas financeira e técnica da empresa. Um deles vai pagar cerca de 4,12 milhões de dólares e outro 50 mil.

Fonte: TeK



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech