Vamos por partes.
Em primeiro lugar, de entre as aplicações recomendadas, eu aconselho que instale:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.oasisfeng.greenify&hl=pt_PT
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gau.go.launcherex&feature=nav_result#?t=W251bGwsMSwxLDMsImNvbS5nYXUuZ28ubGF1bmNoZXJleCJd
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.antivirus&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5hbnRpdmlydXMiXQ..
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.latedroid.juicedefender&hl=pt_BR ou http://bit.ly/14iI6aG
Obviamente existem mais, mas estas são o "primeiro passo".
O greenify é uma aplicação que permite "hibernar" aplicações que não sejam muito utilizadas, evitando assim que estas ocupem memória e causem lentidão no sistema.
O GoLauncher, AVG e aos otimizadores da bateria são opcionais
Quanto ao "BlackMarket", sinceramente não recomendo. Esse não é um programa "oficial". Utilize sempre a Google Play para instalar aplicações. Pode ser atractivo ter aplicações pagas de forma gratuita, mas acaba por pagar mais ao ter o android infectado com algum malware.
Opte antes por gastar um pouco e comprar as aplicações de forma segura.
Quanto aos otimizadores de memoria, existem vários na Google Play. Basta pesquisar um pouco.
No entanto, pessoalmente, não recomendo que os utilize.
Existe uma grande discussão neste ponto. Uns dizem que é melhor utilizar as aplicações de limpeza da memoria para terminar aplicações de fundo, enquanto outros dizem que tal não é recomendado, já que o Android (tendo por base o Linux), sabe gerir a memoria e até quanta mais estiver ocupada, melhor, pois as aplicações permanecem na RAM e são rapidamente abertas quando o utilizador as abre novamente, evitando andar sempre a carregar as mesmas.
Eu pessoalmente já testei ambos os casos e posso dizer que, sem qualquer gestor de tarefas ou aplicações de limpeza, tenho uma melhor performance.
O unico ponto que deve ter em conta é evitar andar a instalar todas as aplicações que lhe surgem à frente. Instale apenas as que necessite mesmo no smartphone.
Por exemplo, eu acabei por desinstalar a aplicação do Facebook, Google Maps e do Google Plus pois não as utilizo no smartphone. Com isto evito que estas estejam a consumir bateria, RAM e tráfego.
Se, por exemplo, somente utiliza a aplicação do Facebook uma vez por mês, experimente antes desinstalar a mesma.
Por fim, recomendo que instale alguma aplicação que permita mover as aplicações para o cartão SD, evitando andar a "gastar" a memoria do seu telefone. Por exemplo, pode mover para o SD a maioria dos jogos.